Olá,

Visitante

Implantação da saúde do trabalhador e da trabalhadora na rede de atenção básica no município de Araguaína

Foram pensadas três estratégias de ações de ST: 1) A implantação é a primeira etapa de efetivação e integração da PNSST na Atenção Primária, onde a equipe do CEREST através de visitas técnicas nas UBS repassa orientações básicas aos profissionais quanto ao processo de reconhecimento, notificação e sistematização dos dados epidemiológicos dos agravos relacionados ao trabalho. 2) Estabelecimento de fluxo da população trabalhadora na rede de atenção à saúde após o reconhecimento do processo saúde/trabalho/doença pelos profissionais da atenção básica. 3) Levantamento do perfil produtivo do município de Araguaína a partir das informações coletadas pelos ACS definidas nos mapas de área e fichas de acompanhamento das famílias.

A partir do reconhecimento de que o trabalho é um fator determinante da condição de saúde da população é necessário que sejam traçados planos de estratégias e objetivos a partir da integração/estruturação dos órgãos que compõem a rede de atenção à saúde do trabalhador – ST (BRASIL, 2012), onde os profissionais da Atenção Primária ao fazer o reconhecimento durante o atendimento ao trabalhador associando-o ao processo trabalho/doença permite o fluxo necessário para o diagnóstico, tratamento e reabilitação desses trabalhadores. No município de Araguaína a rede de atenção à ST é composta por 04 unidades sentinelas (Hospital Regional de Araguaína, Centro de Alta Complexidade, Hospital de Doenças Tropicais e Ambulatório) e 22 unidades notificadoras (Hospital São Lucas, Hospital e Maternidade Dom Orione, Unidade de Pronto Atendimento, Hospital Municipal de Araguaína e 18 Unidades Básicas de Saúde – UBS). Observa-se que as ações voltadas para a ST no processo de notificação têm-se mostrado ineficiente no nível de Atenção Primária onde deveria, na prática, acontecer um maior fluxo de notificações por representar a porta de entrada na resolutividade dos problemas de saúde da população local.

A principal dificuldade está na identificação e notificação do agravo. Espera-se com o desenvolvimento das etapas posteriores à implantação tenhamos uma equipe de vigilância em saúde do trabalhador coesa e trabalhando de acordo com as especificidades do território, melhorando a qualidade dos indicadores e permitindo a continuidade do fluxo de atendimento dos trabalhadores o que gera perdas de dados relevantes para que as equipes realizem as ações de promoção e prevenção nos ambientes de trabalho.

Principal

Elianôra Gomes de Carvalho

elianoragomesdecarvalho@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Araguaína

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua 25 Dezembro, 263 S CENTRAL

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Elianôra Gomes de Carvalho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

25 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo