A perda auditiva induzida por ruído (PAIR), vista sob a perspectiva fonoaudiológica, é um dos acometimentos de saúde que mais atinge a classe de trabalhadores atualmente. o que chama a atenção para este estudo é o número reduzido de dados registrados na 7ª CRS e a necessidade de que o assunto em pauta tome a posição de evidência necessária, para que se efetivem ações de prevenção, ações de saúde coletiva e de atenção a saúde do trabalhador. A PAIR relacionada ao trabalho é uma redução gradual da acuidade auditiva, decorrente de exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora. A Perda auditiva no ambiente de trabalho pode ser classificada em três tipos: alteração temporária do limiar auditivo, causa sensação de abafamento e zumbido. Trauma Acústico – causada por um som muito intenso, é uma perda abrupta. PAIR – perda de audição causada por exposição contínua ao ruído, que não precisa ser intenso, mas basta ser igual ou superior a 85dB por 8 horas diárias conforme a NR-15.
Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade para a falta de notificações de perda auditiva induzida por ruído nos municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e ressaltar a atenção que esta temática necessita. Foi realizado um estudo qualitativo, exploratório, sistemático, bibliográfico e através de pesquisas realizadas no banco de dados BI do Estado do Rio Grande do Sul, e por meio de consulta ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Sist (Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador).
Durante visitas técnicas, constatou-se a exposição indevida ao ruído nos ambientes de trabalho no âmbito 7ª CRS, além da ausência do Programa de Conservação Auditiva, que é um conjunto de ações com o objetivo de minimizar os riscos, evitando assim, o desencadeamento e/ou agravamento de perdas auditivas relacionadas ao trabalho. Percebemos que entre os estabelecimentos de trabalho da 7ª CRS que foram visitados no ano de 2017/ 2018 e o banco de dados do RS(BI), não há compatibilidade de informações pois existem apenas 2 registros de notificações de risco para PAIR e ainda que os trabalhadores façam uso de Protetor Auricular, há falta de controle de Ruído na fonte e a exposição continuada ao ruído geraria danos a audição dos trabalhadores.as evidências constatadas nesta busca de dados, indicam a falta de registros de notificações de Perda Auditiva Induzida por Ruído, e induzem a busca ativa para melhor controle e abastecimento dos bancos de dados, para que haja interface nas Redes de Atenção a Saúde no que tange a saúde auditiva dos usuários e para que hajam ações de promoção e prevenção direcionadas a qualidade auditiva destes trabalhadores.
Rua Bento Gonçalves, 85, Ap 04 - Bagé - RS
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO