O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e terapias, relacionadas as alterações auditivas, da linguagem oral e escrita, voz e deglutição dos alimentos. Pensando na importância desse profissional na comunicação do indivíduo, desenvolveu-se um trabalho com os alunos do município de Coqueiros do Sul, onde foram realizadas triagens com o intuito de detectar alterações precocemente realizando os encaminhamentos necessários para as respectivas especialidades.
Realizar triagens auditivas e de comunicação para detectar possíveis alterações neurológicas, nutricionais, psicológicas, odontológicas e fonoaudiológicas para habilitação e reabilitação das crianças das Escolas do Município de Coqueiros do Sul. As atividades foram desenvolvidas nas escolas com os alunos de educação infantil e ensino fundamental. Inicialmente foram feitas avaliações de linguagem oral e escrita de forma individual através da ludicidade e uma bateria de testes elaborados pelo fonoaudiólogo, as avaliações auditivas foram feitas através de exames de audiometria tonal e vocal em uma sala com o mínimo de ruído possível para não interferir nos resultados encontrados. Após a realização desses, foram feitas orientações aos pais e educadores, nos casos necessários os alunos foram encaminhados para os profissionais específicos e responsáveis pela patologia.
Após as avaliações os alunos com alteração de linguagem oral foram conduzidos para atendimentos no consultório da UBS do município, onde percebeu-se que as dificuldades fonológicas, estavam relacionadas a conduta familiar e etnia local. Durante este período o projeto possibilitou a melhora do desempenho escolar, além da socialização do mesmo com colegas, pois sua comunicação muitas vezes o intimidava. as avaliações auditivas também foram importantes, pois com os resultados pode-se realizar os encaminhamentos necessários para profissionais. Desta forma, ocorreram algumas mudanças na postura relacionada ao olhar do professor e dos pais, ficando mais atentos as dificuldades dos educandos para devidos encaminhamentos e estimulações precoces. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Educação foi de grande valia, contribuindo de forma positiva no diagnóstico precoce e acompanhamento das crianças com dificuldades de comunicação. Enfatizando aos educadores e familiares que os transtornos diagnosticados se não analisados de forma correta poderiam dificultar cada vez mais o desempenho escolar do aluno. Essa pactuação teve grande relevância na tentativa de solucionar as alterações relacionadas a linguagem oral e escrita.
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