Olá,

Visitante

Programa Saúde na Escola: a importância da fonoaudiologia no âmbito educacional do município de Coqueiros do Sul

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e terapias, relacionadas as alterações auditivas, da linguagem oral e escrita, voz e deglutição dos alimentos. Pensando na importância desse profissional na comunicação do indivíduo, desenvolveu-se um trabalho com os alunos do município de Coqueiros do Sul, onde foram realizadas triagens com o intuito de detectar alterações precocemente realizando os encaminhamentos necessários para as respectivas especialidades.

Realizar triagens auditivas e de comunicação para detectar possíveis alterações neurológicas, nutricionais, psicológicas, odontológicas e fonoaudiológicas para habilitação e reabilitação das crianças das Escolas do Município de Coqueiros do Sul. As atividades foram desenvolvidas nas escolas com os alunos de educação infantil e ensino fundamental. Inicialmente foram feitas avaliações de linguagem oral e escrita de forma individual através da ludicidade e uma bateria de testes elaborados pelo fonoaudiólogo, as avaliações auditivas foram feitas através de exames de audiometria tonal e vocal em uma sala com o mínimo de ruído possível para não interferir nos resultados encontrados. Após a realização desses, foram feitas orientações aos pais e educadores, nos casos necessários os alunos foram encaminhados para os profissionais específicos e responsáveis pela patologia.

Após as avaliações os alunos com alteração de linguagem oral foram conduzidos para atendimentos no consultório da UBS do município, onde percebeu-se que as dificuldades fonológicas, estavam relacionadas a conduta familiar e etnia local. Durante este período o projeto possibilitou a melhora do desempenho escolar, além da socialização do mesmo com colegas, pois sua comunicação muitas vezes o intimidava. as avaliações auditivas também foram importantes, pois com os resultados pode-se realizar os encaminhamentos necessários para profissionais. Desta forma, ocorreram algumas mudanças na postura relacionada ao olhar do professor e dos pais, ficando mais atentos as dificuldades dos educandos para devidos encaminhamentos e estimulações precoces. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Educação foi de grande valia, contribuindo de forma positiva no diagnóstico precoce e acompanhamento das crianças com dificuldades de comunicação. Enfatizando aos educadores e familiares que os transtornos diagnosticados se não analisados de forma correta poderiam dificultar cada vez mais o desempenho escolar do aluno. Essa pactuação teve grande relevância na tentativa de solucionar as alterações relacionadas a linguagem oral e escrita.

Principal

Ariane Pinheiro Gonçalves

arianefono1@gmail.com

Coautores

Ariane Pinheiro Gonçalves

A prática foi aplicada em

Coqueiros do Sul

Coqueiros do Sul

Coqueiros do Sul

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Coqueiros do Sul (RS)

Rua 14 De Julho, 11, apartamento 604 - Carazinho - RS

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Nádia Mariane Winter

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

17 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
REGULAÇÃO EM URGÊNCIA CARDIOVASCULAR FRENTE A REDUÇÃO DA TAXA DE MORTALIDADE EM CAJAZEIRAS – PB
Paraíba
Práticas
Projeto Coração Forte: realização de exames de holter 24h (eletrocardiograma dinâmico), medição ambulatorial da pressão arterial em 24 (mapa 24h), eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma transtorácico no município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.
Paraíba
Práticas
Triagem Multidisciplinar de TEA em Petrópolis: uma parceria necessária e significativa.
Rio de Janeiro
Práticas
Experiencia de Barra do Piraí no suporte as enfermidades cardiovasculares no leito de cuidados prolongados na rede de urgência e emergência do Médio Paraíba.
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores de excelência do HMSJ em doação de órgãos para transplante
Santa Catarina
1 / 71234567