- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Promover a diminuição do número de tabagistas no território de abrangência da USF Benedito Gomes da Silva, Santa Marta, a fim de prevenir agravos e doenças que possuem relação direta com o fumo. As sessões ocorrem no auditório da USF Santa Marta.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. A intervenção nos tabagistas é a melhor estratégia para a redução da mortalidade relacionada ao tabagismo. Embora 70% dos fumantes manifeste desejo de parar de fumar, somente 5% consegue fazê-lo sem auxílio de profissionais da saúde. No Brasil, a prevenção e o tratamento do tabagismo é uma das prioridades do Sistema Único de Saúde, definidas na Politica Nacional de Promoção da Saúde, através da Atenção Primária a Saúde. O Ministério da Saúde (MS), através do Instituto Nacional de Câncer (INCA), instituição responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, elabora materiais de suporte para estados, municípios, empresas, instituições e organizações não-governamentais. O presente trabalho foi originado a partir do Curso de Abordagem Intensiva ao Fumante, promovido pela Referência Técnica do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (SEMUS), no período de julho a setembro de 2013, e realizado por profissionais desta Unidade de Saúde da Família. O campo de atuação deste trabalho é a unidade de saúde Benedito Gomes da Silva, localizada no bairro Santa Marta, na região de Maruipe, em Vitória. O trabalho proposto era a implantação de um grupo de apoio terapêutico ao tabagista (GATT, conforme denominação do Ministério da Saúde) neste estabelecimento de saúde, considerando a alta prevalência de fumantes no território e a crescente demanda por apoio para deixar de fumar. Dados do Vigitel 2012 demonstram que a população brasileira acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos e no município de Vitória, a queda foi de 40 %, confirmando a relevância da implantação deste trabalho de apoio terapêutico.
A aplicabilidade dos grupos pode reduzir o número de consultas médicas relacionadas a sintomas típicos do fumante, desafogando o serviço de saúde.
Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João, Vitória - ES, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO