Olá,

Visitante

Saúde em Evidência – projeto caminhada pela vida

O objetivo principal do projeto, é enfatizarmos a prática de hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida. Desta forma, os usuários começam a ter mais cuidados e preocupação com sua saúde. Os encontros acontecem 03 vezes por semana, na Praça Marechal Rondon, tendo início às 06:00 horas. Os participantes são orientados inicialmente sobre a caminhada e em seguida são realizadas aferições de pressão e teste de glicemia capilar, com um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que acompanham integralmente os participantes. Após avaliações, os mesmos são encaminhados para a o grupo conjunto de alongamentos. Logo após, se inicia a caminhada do grupo, com acompanhamento de uma ambulância com equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde. O percurso é determinado, de acordo com as condições físicas dos participantes, sendo breve e observados os esforços físicos a serem utilizados pelos mesmos.

A Secretaria de Saúde de São José do Mantimento/MG, juntamente com a ESF – Verde Vida, após realização de levantamento do alto número de Idosos Hipertensos e Diabéticos, entre outros, que não acompanham regularmente os grupos e trabalhos propostos e que se observa descontroles periódicos de picos de pressão, entre outros, criou o projeto Caminhada pela Vida. O projeto após chamar a atenção dos idosos, têm atingido também outros públicos mais jovens. Porém o foco continuou no inicial e vem alcançando resultados positivos, onde aproveitamos daquele momento de encontro, para além da realização de exercícios leves de alongamentos matinais pré-caminhada, podemos conferir periodicamente a pressão e glicemia capilar.

Concluímos que este projeto está sendo benéfico ao público alvo e aos demais usuários que aderiram ao mesmo. O envolvimento dos profissionais de saúde, assim como os esclarecimentos diários relacionados à alimentação saudável, exercício físicos e qualidade de vida, têm aumentado a preocupação deste público com sua saúde. Se observa também, que eles têm buscado maior entrosamento com outras pessoas, durante este período de alongamentos de grupo e de caminhadas, onde trocam experiências benéficas.

Principal

Marisângela Carla Guerra Lima

A prática foi aplicada em

São José do Mantimento

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Praça Marechal Rondon, 60, Centro, São José do Mantimento, MG

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

12 fev 2016

e atualizada em

04 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba