- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Jorgiane Correia Cabral
- 15 abr 2024
Diante do aumento do número de casos e notificações de dengue, realizadas pelas unidades de saúde nas últimas semanas do mês de Dezembro/2015 e início de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde de Juína/MT, Equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica e Secretaria Municipal de Planejamento/Administração se reuniram para discutir ações relativas ao nível de resposta adequada e planejamento das ações. Decretou-se SITUAÇÃO EXCEPICIONAL DE EMERGÊNCIA na saúde pública de Juína, e as seguintes ações foram realizadas: ?
Em virtude da publicação da portaria nº 1.813/2015 declarando Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN), o governo do Estado de Mato Grosso lançou o Plano Emergencial de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika vírus e Assistência à gestantes e crianças com microcefalia devendo ser operacionalizado pelos municípios de Dezembro/2015 a Maio/2016 e servindo de base para execução dos planos municipais.
Concluímos que só obtivemos êxito, pois contamos com a mobilização, o engajamento social e o compromisso efetivo de todos os munícipes. Os esforços foram todos voltados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o vetor transmissor causador da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A sensibilização da população para a contínua manutenção da limpeza das suas residências, locais de trabalho e até mesmo os espaços públicos, garantindo mais saúde para a nossa população.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO