Tecnologia da informação e comunicação como estratégia para a oferta de um atendimento humanizado a população do Sistema Único de Saúde (SUS)

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Introdução: o call center foi implantado com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários que buscam o serviço de saúde, tornando-o mais ágil e resolutivo, pois, esse é o foco da gestão em saúde. Esse conceito se estrutura na coleta de dados e na disponibilidade de informações integradas de atendimentos, contemplando registros de vacinação, agendamento de procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade, laboratório, urgência e emergência, além de outros serviços de saúde.

Justificativa: A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador percebeu a necessidade de se aproximar mais dos cidadãos, a princípio para fazer um trabalho de combate à dengue na cidade de Salvador (BA), após passar o período de risco e com a redução da procura dos cidadãos, o Disque Dengue foi ampliado, oferecendo outros serviços para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por isso, o nome do serviço mudou para disque saúde 160.

Objetivos: apresentar a experiência da implantação de um canal de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde e a população do município do Salvador (BA). Descrição sucinta: o Disque Saúde 160 foi criado com o objetivo de ampliar o canal de comunicação entre a SMS e a população de Salvador, inicialmente para tratar de assuntos relacionados à dengue. A ação pioneira pretendia agilizar o atendimento de denúncias e notificações de agravos, já que a cidade corria o risco de ter uma epidemia da doença.

Ampliar o canal de comunicação entre a SMS e a população de Salvador.

Principal

Michele de Carvalho Valeijo

Coautores

Michele de Carvalho Valeijo

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Salvador, BA, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Michele de Carvalho Valeijo

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

18 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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