- Direitos Humanos e Equidade em Saúde
Espaço Gaia
- 02 jul 2024
A musicoterapia une a arte e a saúde para promover cuidados para pacientes em tratamento, reabilitados, em prevenção ou mesmo para melhorar a qualidade de vida. Na maternidade, os benefícios da musicoterapia promovem vantagens para as mamães e para os bebês, seja durante a gestação ou no momento do parto. A ideia desse projeto é que as gestantes possa através dessas práticas integrativas terem uma gravidez plena.
O objetivo do projeto é desenvolver potencialidades e restaurar funções comprometidas, ampliando a suas percepções, consciências e atenção ao ciclo gestacional, de forma a aprofundar a conexão consigo e com o bebê; proporcionar a gestante um espaço de recreação terapêutica que potencialize a exteriorização de sentimentos e a vinculação materno-fetal; utilizando musicas instrumentais relaxantes ou cantar canções, facilitando a ligação e harmonia entre a gestante e o seu bebê, sensibilizar as equipes médicas com essas práticas integrativas, as suas aplicações, os seus benefícios e a pertinência da sua prática na população alvo.
A construção desse projeto foi perceber as angústias e tristezas durante a gestação, evitando que essas emoções sejam refletidas no bebê.
Os resultados revelaram que a música foi um recurso facilitador, promovendo um ambiente interativo e sonoro, propício à formação de vínculos mãe e bebê.
Investir mais nas práticas integrativas, buscando uma melhor qualidade de vida aos usuários que depende do SUS.
Rua Manoel Henrique, Esperança - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO