Saúde Emocional: a constelação familiar como ferramenta de desenvolvimento biopsicossocial na Estratégia Saúde da Família do município de Maria da Fé (MG)

Objetivo: disponibilizar um ambiente de escuta terapêutica e reflexão dentro da ESF através de temas pertinentes a realidade dos usuários e compartilhamento de experiências. Garantindo espaços de engajamento da população, gerando, sujeitos autônomos, protagonistas. Metodologia: a partir da demanda diagnosticada pelas equipes de ESF, realizou-se reuniões entre a Secretária de Saúde Juliana F. Zaroni Batista, a coordenadora de Atenção Primária á Saúde Lourdes Mirian Bernando de Souza e a consteladora Rossiany C. Cruz, para fomentar a aplicação da constelação familiar nos grupos de saúde emocional. Definiu-se que ocorreriam encontros semanais na USF José Domingos dos Santos as quintas feiras no período matutino e vespertino, com duração de uma hora, aberto a população mariense com o único critério de serem maiores de 18 anos. Os assuntos propostos possuíam temáticas em consonância com as Constelações Familiares (CF) aplicando-se nos encontros exercícios sistêmicos levando seus membros a reflexões da vida emocional.

A Constelação Familiar CF é uma ciência desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger. O termo original da constelação familiar é familienaufstellung, no qual o sentido literal seria colocar a família na posição. Consiste no posicionamento de imagens internas projetadas em objetos concretos, visíveis. Com a ajuda de pessoas ou com âncoras (objetos que simbolizam pessoas ou sentimentos), trazem consigo uma consciência das linhas invisíveis que prendem as pessoas ao sofrimento físico e emocional. Ganhando força, pois entra em alinhamento com o seu propósito de vida gerando vontade para realizar transformações, melhorando a qualidade vida. A inserção da CF na rede SUS através do Programa de Práticas Integrativas e Complementares acompanha a mudança de uma política assistencialista para uma política de participação ativa e consciente, promovendo mudanças fundamentais na forma de abordar as questões de saúde emocional, trazendo empoderamento e contribuindo para a promoção da saúde mental.

O reconhecimento da vida numa nova perspectiva é processado imediatamente quando o indivíduo remonta sua história externamente, resultando na promoção da saúde e qualidade de vida. A cada encontro foram oportunizado temáticas diferentes atendendo as necessidades diversas dos usuários do SUS em Maria da Fé, contribuindo para minimizar a demanda reprimida de saúde mental, fomentando a construção de novos grupos dentro da comunidade pelos próprio usuários, que se tornaram multiplicadores.

Principal

Rossiany Cassia da Cruz

Coautores

Rossiany Cassia da Cruz

A prática foi aplicada em

Maria da Fé

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Maria da Fé, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

27 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas