Olá,

Visitante

Vacinação: Equipe Unida e Trabalho Com Sucesso

Categoria não especificada

O município de Matozinhos, pertencente a região metropolitana de Belo Horizonte, conta com uma população estimada em cerca de 38 mil habitantes e com a chegada da vacina contra a Covid 19, unimos a equipe de saúde de todos os níveis e demais setores como educação, serviço social, segurança pública para promover ações de vacinação em massa e atingir as metas de todos os públicos.

Em nosso município, contamos com 10 unidades básicas de saúde para atender a toda demanda de vacinação contra a Covid-19 e também para atender a vacinação de rotina contemplada pelo Programa Nacional de Imunização, o grande desafio foi a abertura de grandes eventos de vacinação e a retomada da credibilidade nas vacinas fornecidas pelo SUS, a busca ativa casa a casa com os Agentes Comunitários de Saúde retomando as visitas domiciliares não só falando das vacinas contra a Covid 19, mas, também sobre as nossas coberturas vacinais em imunobiológicos que há anos já fazem parte do nosso calendário vacinal e que nesses últimos tempos não foram batidas as metas estabelecidas.

Com o grande movimento anti-vacina que já existia antes da Covid-19, o maior desafio foi trabalhar contra essa questão que dividiu e ainda divide muitas opiniões sobre a eficácia das vacinas perante a população. O SUS conta com uma vasta oferta de vacinas e durante o período mais crítico da pandemia, onde o isolamento social foi de fato recomendado e por muitas vezes obrigatório, perdemos em grandes números as metas de vacinação em todos os demais imunobiológicos de rotina. As estratégias que deveriam ser fortalecidas são as que envolvem a integração da Educação, Serviço Social e Saúde, onde não somente a questão vacinal/saúde da pessoa seriam avaliadas mas, como um todo em suas necessidades de acesso à cidadania e educação.

Contudo, passamos por um período difícil, de grandes perdas onde a população e trabalhadores da saúde foram profundamente devastadas pela luta contra a Covid-19. Batalhamos em todas as fases, no inicio: com os horrores de mortes em massa e nas conquistas de colher os resultados das vacinações com a queda exponencial das mortes pelo mundo. Ainda há muito o que se fazer para que se recupere o brilho de ser um país em excelência em imunização mas, seguimos no desafio de promover a saúde em nosso país e ser exemplo para o mundo.

Principal

Renata Santos Rodrigues

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro