- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Durante toda pandemia, tivemos uma queda significativa das nossas metas vacinais tanto nas vacinas de rotina, quanto nas de campanha incluindo a vacina do covid. Baseado nesta situação decidimos criar algumas estratégias extramuros e para isso fizemos algumas parcerias como secretaria de educação, assistência social, conselho tutelar, ministério público, secretaria de estado da saúde, administração e aqui estamos para compartilhar com vocês estas experiências vividas.
Vacinação na zona rural de casa em casa, horários alternativos como depois de expediente, a noite, em feriados e sábado, nas creches, escolas, reuniões com as secretarias envolvidas, conselho tutelar e promotoria com os pais e responsáveis, fizemos todo controle em papel físico com cadastro dos pacientes vacinados de covid pois assim ligamos de um por um avisando da data da vacinação mesmo sendo agendada na carteirinha, participação por 2 semanas da equipe estratégica da SES, ampla divulgação em rádio, redes sociais, propaganda volante, vacinação domiciliar dos acamados e impossibilitados de ter acesso as unidades.
Disponibilização de veículos e recursos financeiros para dar subsídio as ações. Ações efetivas do poder público em divulgar. Ações do ministério público e do conselho tutelar em fazer valer os direitos da crianças e adolescentes, idosos, deficientes físicos e mentais.
O desafio foi árduo e muito grande mas tentamos, fomos a luta, arregaçamos as mangas e fomos atrás destas pessoas. Os resultados não foram totalmente satisfatório mas descobrimos os caminhos, basta dar continuidade no trabalho do dia dia que conseguiremos chegar ao sucesso, mas a parceria e a ajuda mútua é importantíssimo para que esse projeto seja realizado.
Região Norte do Brasil, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO