Reconstruir: estratégias em saúde voltadas para mulheres em situação de privação de liberdade no município de Iguatu (CE)

Assim sendo, no mês de março, a unidade básica de saúde responsável pela cobertura da área onde se localiza a penitenciária, juntamente com estudantes, realizou testes rápidos para HIV e sífilis, além de palestras educativas em saúde. No mês de abril, foi realizado palestra sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. Na ocasião, as dez mulheres que se encontram apenadas, apresentaram as suas demandas, dentre estas, exames ginecológicos, implantação do dispositivo intrauterino (DIU) e consultas médicas. No momento da apresentação das demandas, a médica ginecologista, responsável pela palestra, se comprometeu a voltar à penitenciaria quando os exames estivessem disponíveis para a realização das consultas médicas solicitadas.

O projeto (re)construir foi criado em fevereiro de 2016 com o intuito de desenvolver ações de saúde para mulheres que se encontram em situação de privação de liberdade. Sabendo que diversos são os fatores de risco próprios de ambientes insalubres, a exemplo dos presídios, faz-se necessário que as ações em saúde direcionadas para este ambiente sejam, sobretudo, com ênfase no aspecto preventivo da saúde, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

Como referido, a penitenciaria é um local insalubre e possui um grau de periculosidade considerável dada a superlotação de homens e mulheres que ali cumprem as suas penas. Devido ao reduzido efetivo de agentes penitenciários, as nossas ações ficam prejudicadas, pois dependemos destes para a escolta das mulheres, tanto para as ações dentro da penitenciária como para os encaminhamentos direcionados para outros equipamentos de saúde. Temos o intuito de aprimorar as ações e realizar atividades mensais na penitenciária, garantindo que essas mulheres tenham acesso aos serviços de saúde de maneira integral. É nosso objetivo, a implantação de cursos de geração de emprego e renda em parceria com instituições formativas, pois é um propósito deste projeto contribuir com a reintegração social das mulheres em situação de privação de liberdade.

Principal

Klesia Willma Rodrigues Pereira

klesiawilma@hotmail.com

Coautores

Klesia Willma Rodrigues Pereira

A prática foi aplicada em

Iguatu

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Eng. Wilton Correia Lima - Prado, Iguatu - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Klesia Willma Rodrigues Pereira

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas