Olá,

Visitante

Utilização de painel de indicadores estratégicos como ferramenta de gestão da vigilância em saúde no Ceará

A Coordenadoria de Promoção e Proteção a Saúde – COPROM, responsável pelas ações de vigilância em saúde do Ceará, iniciou no ano de 2015 o processo de construção de um painel de indicadores estratégicos, com o principal objetivo de consolidar a rotina de monitoramento e avaliação entre as equipes de vigilância em saúde do Estado, regiões e municípios. Composto por 30 indicadores selecionados através de construção coletiva com as respectivas áreas técnicas, o painel contempla informações acerca da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, informação e análise em saúde, imunizações e controle de vetores. Inicialmente levou-se em consideração as pactuações oficiais, como o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQAVS e Contrato Organizativo de Ação Pública – COAP, no entanto os indicadores do painel foram selecionados levando em consideração critérios como representatividade, oportunidade e reprodutibilidade nos âmbitos regional e municipal. A periodicidade estabelecida para o monitoramento dos indicadores foi quadrimestral, por entender-se que este intervalo permite uma avaliação da execução de ações desenvolvidas, ao mesmo tempo em que possibilita a intervenção oportuna diante dos problemas identificados. Visando garantir a descentralização e autonomia das equipes no monitoramento e avaliação dos indicadores de sua região ou município, foi elaborado um manual instrutivo claro e didático contendo fichas de qualificação com forma de cálculo e passo a passo, que orientam a retirada de dados dos sistemas de informação em saúde necessários a cada um dos indicadores.

O monitoramento e avaliação de indicadores como parte dos processos de trabalho da vigilância em saúde representa um importante instrumento de análise da execução das ações à luz dos resultados alcançados e do cumprimento de metas, subsidiando assim, a tomada de decisões e planejamento de ações por gestores e profissionais de saúde.

Por fim, conclui-se que o painel de indicadores estratégicos de vigilância em saúde do Ceará representa um marco para o aperfeiçoamento do monitoramento e avaliação de indicadores no Estado. A tendência é que este painel torne-se cada vez mais dinâmico e acessível, utilizando em uma próxima fase a automatização das análises dos indicadores em tempo real com disponibilização desses informações em ambiente virtual de acesso público, promovendo, assim, maior integração da vigilância com áreas prioritárias como atenção básica à saúde.

Principal

Márcio Henrique de Oliveira Garcia

thaisfaco@gmail.com

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Estadual de Saúde do Ceará

Av. Almirante Barroso, 600

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcio Henrique de Oliveira Garcia

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

07 maio 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro