- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Segundo o Ministério da Saúde, 70% da população brasileira depende diretamente de atendimentos de saúde via SUS. A atual instabilidade financeira nacional contribui para gerar demanda reprimida nos serviços de assistência à saúde. O princípio da descentralização diz que independentemente da responsabilidade de gestão de qualquer órgão, hospital ou unidade de saúde, a responsabilidade direta pelo atendimento da população residente no município é do gestor municipal. O município de Pinhais possui população estimada em 127 mil habitantes, desafiando gestores a buscar estratégias e recursos que oportunizem resolutividade da Atenção Primária à Saúde (APS) e uso racional dos recursos. Como estratégia de enfrentamento aos problemas de demanda reprimida, o município instituiu desde 2016 a regulação direta das filas de espera para consultas e exames especializados como ferramenta norteadora na otimização de recursos e garantia de acesso prioritário aos casos que apresentam maior risco.
Realizar a regulação das filas de espera para consultas e exames especializados por meio de reavaliações médicas a todos os usuários que aguardam por mais de 1 ano. Oportunizar acesso prioritário aos usuários que apresentam maior risco. A Secretaria Municipal de Saúde sensibilizou profissionais da APS, buscando apoio para reavaliação dos usuários nos mutirões de saúde, e montou um consultório na própria secretaria, onde ocorrem atendimentos contínuos, realizados pelo médico regulador, para reavaliação clínica dos usuários que aguardam em fila de espera. Inicialmente, realizou-se um levantamento sobre as filas de consultas e exames com maior tempo de espera, e iniciaram-se as reavaliações em 2016 pelo exame avaliação urodinâmica completa, que aguardava desde 2006, devido ao fato de não ter prestador indicado para a sua realização pelo SUS.
O total de agendados em dois anos de regulação chega a 4 mil usuários, 48 % dos atendidos são mantidos em fila para agendamento especializado, podendo ser redirecionados para outra especialidade. Já o absenteísmo representa 30% dos agendamentos. As reavaliações evidenciam que 20% dos usuários não necessitam mais da consulta ou exame que aguardam. Os que apresentam risco por agravos são priorizados, possibilitando agendamento com maior rapidez. As reavaliações realizadas por profissionais da APS em 4 mutirões chegam a 1.620 mil atendimentos, e as realizadas em dois anos por médico regulador da Secretaria de Saúde é de 3.390 mil. Atualmente, as filas que estão em regulação tem data de 2012 para exames e de 2014 para consultas. A reavaliação clínica dos usuários permite organizar e regular a oferta de vagas de consultas e exames especializados, otimizando recursos e qualificando os encaminhamentos. Observa-se grande redução no tempo de espera e no número de usuários que aguardam agendamento. Em dois anos de regulação continua, foram reavaliados usuários que se encontravam em espera por mais de seis anos, oportunizando agilização nos agendamentos, redirecionamentos entre especialidades e melhor gestão das vagas.
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