Projeto Cair de Maduro Só Fruta: esquadrão antiqueda Me Segura Senão Eu Caio na Unidade Básica de Saúde do Poti Velho, Teresina (PI)

A longevidade é crescente na população, e os idosos têm se destacado ao longo das décadas por seu crescimento populacional, comum em diversos países. Com o envelhecimento acelerado as morbidades prevalentes nessa faixa etária aumentaram, dentre elas as quedas: 30 a 40% dos idosos caem uma vez por ano. A maior parte das quedas ocorre em idosos acima de 75 anos, a maioria são em mulheres (menopausa, osteoporose, automedicação, atividades dentro de casa). Essa estatística levou a elaboração e implantação do projeto Cair de maduro só Fruta, na UBS do bairro Poti Velho, após reunião da equipe 188, onde a maior parte da população atendida é idosa, e vinha se evadindo dos grupos existentes na UBS por conta das quedas. Mesmo após as ações desenvolvidas, viu-se que os idosos continuavam caindo. Assim surgiu a necessidade de trabalharmos a prevenção de quedas no domicílio, nascendo o Esquadrão Antiquedas.

Objetivo geral: prevenção de quedas em idosos. Objetivos específicos: visitar os domicílios dos idosos para identificação de fatores de risco para quedas Oferecer aos familiares e cuidadores ferramentas para diminuir o risco de quedas no domicílio através da adequação A partir do crescente número de quedas entre os idosos no território, a eSF buscou estratégias para amenizar esta problemática, surge o Projeto cair de Maduro só fruta com reuniões mensais com a participação de idosos e seus cuidadores, onde a cada mês uma temática diferente é abordada. Mesmo com o projeto o número de quedas não diminuía. A equipe discute soluções e assim surge o esquadrão antiquedas composto por profissionais da ESF e Nasf-AB que visitaria os domicílios dos idosos para identificar riscos para queda e trabalhar com as famílias as adequações necessárias. Foi confeccionado um Portfólio com sugestões e orientação das adequações possíveis. Paralelamente o projeto é divulgado na mídia e levado para diversos grupos da sociedade.

Redução do número de quedas em 2018 (5 quedas) e em 2019 apenas 2 para o mesmo período conscientização das famílias sobre a importância de adequar o domicílio para prevenir quedas em seus idosos adequação de vários domicílios visitados melhor vínculo dos profissionais e famílias de idosos melhor adesão ao tratamento da hipertensão arterial e diabetes participação dos idosos nas atividades da UBS como grupo de danças, exercícios funcionais, oficinas de alongamento e nutrição saudável e com isso prevenção de depressão e isolamento dos idosos. A experiência do esquadrão antiquedas tem se mostrado eficaz na redução do número de quedas em idosos. É uma ação que pode ser replicável e modificada para outros territórios que assistem grande número de idoso, pois não demanda custos adicionais apenas utilizar recursos humanos e materiais disponíveis na rede de assistência a saúde. Os encontros podem ser na própria UBS ou em locais comunitários. E melhora a qualidade de vida dos idosos.

Principal

Nancy Nay Leite De Araújo Loiola Batista

nancyloiola@uol.com.br

Coautores

Edna Albuquerque Brito, Jurací Araújo Teixeira, Thatiane Vila Nova Da Silva, Yatamiris Pâmela Da Silva Aguiar, Zulmira Barreira Soares Neta

A prática foi aplicada em

Teresina

Teresina

Teresina

Teresina

Teresina

Teresina

Teresina

Teresina

Teresina

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

UBS - Poti Velho

Rua Irmã Cândida, 2844 - Real Copagri, Teresina - PI, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Charles Carvalho Camillo Da Silveira

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas