Olá,

Visitante

Implantação da Escola de Saúde Pública no Municipio de Cascavel/Pr

A construção de um Sistema Único de Saúde com qualidade e resolutividade, que atenda às necessidades dos indivíduos e populações, passa pela qualificação da gestão, da atenção, do controle social e da educação popular em saúde. A educação em saúde compreende ações que partem dos princípios e diretrizes do SUS, e que se materializam na formação e pesquisa no âmbito da saúde. Desta forma, é preciso planejar, desenvolver, e executar ações de educação em saúde que levem em conta as necessidades locorregionais, partindo da integração necessária para a construção de uma política de saúde efetiva. Tal integração deve ser produzida a partir de um trabalho em conjunto com os demais departamentos da Secretaria de Saúde e na intersetorialidade com outras Secretarias de Governo. Neste sentido, a Escola de Saúde Pública Municipal (ESPM), visa reafirmar este compromisso ético com o SUS e com seus trabalhadores.

Promover e desenvolver a educação e a produção de conhecimento no campo da saúde por meio do ensino, da pesquisa, e das atividades de extensão educativa, da difusão de informação científica, documental e de educação popular e da articulação interinst A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, tendo em vista a necessidade de organizar os processos de capacitação e formação do seu quadro de recursos humanos, mediante a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, como uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a necessidade de avançar nos processos educacionais, implantou a Escola de Saúde Pública Municipal (ESPM), em 20 de abril de 2018 através do Decreto nº 14.183.

como resultado da implantação da ESPM, em 2018 foram realizadas 221 ações educativas, totalizando 7.064 servidores capacitados no âmbito da secretaria de saúde, 144 realizaram formações fora do municipio, 25 servidores fizeram especialização lato sensu, 01 mestrado e 03 doutorado.Desde a criação da ESPM para o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cascavel vem desenvolvendo e construindo o processo de formação desses profissionais, fica evidente a necessidade de se continuar investindo no processo de construção de novas relações ensino-serviço-comunidade, sensibilizando gestores, universidades e lideranças comunitárias no sentido de qualifica-las.

Principal

Gilson Fernandes Da Silva

gilson_enfermeiro@hotmail.com

Coautores

Luciana Osório Cavalli, Rubens Griep, Xxxx

A prática foi aplicada em

Cascavel

Paraná

Sul

Rua – Marechal Deodoro, 1743 – Residencial Hyde Park – Ato 13 Bl E – Bairro Neva – Cep: 85.802-210

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Rubens Griep

gilson_enfermeiro@hotmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo