O Programa Saúde Melhor tem como objetivo a otimização dos processos de gestão, através de 10 (dez) processos de trabalho com fim de nortear a organização da Rede Pública de Saúde de Mariana. 1 – Desenho da rede municipal de saúde de Mariana. 2 – Qualificação das Unidades de Saúde. 3 – Planos de Macro Gestão e Setoriais da Saúde. 4 – Programas por ciclo de vida. 5 – Protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão. 6 – Fluxos determinados. 7 – Padronizações. 8 – Credenciamentos dos Serviços no Sistema Único de Saúde. 9 – Captura de recursos. 10 – Capacitação direcionada da rede.

O Programa Saúde Melhor tem por finalidade normatizar os processos de trabalho da rede pública municipal de saúde buscando a continuidade das ações de saúde ofertadas à população, visando a garantia da integralidade de forma resolutiva e ininterrupta. O desenvolvimento e implantação dos processos de trabalho se deram e darão de forma integrada, sem definição de ordem cronológica, com direcionamento dos recursos públicos numa lógica de economia de escala. A implantação de cada processo de trabalho culminará com a formatação de instrumentos de gestão, preferencialmente formalizados por intermédio de decretos do executivo ou leis municipais complementares.

Todos os resultados alcançados até o presente momento implicaram num acréscimo médio de 10 % do orçamento praticado em 2012, com impacto de produtividade média de três (3) vezes o resultado de 2012. As reduções de custeio em folha de pagamento, transporte e materiais de consumo foram revertidas principalmente em ampliação do atendimento médico, exames de apoio e diagnóstico(particularmente de alta complexidade – tomografia, ressonância e cintilografia), assistência farmacêutica (de 230 medicamentos padronizados para 323, com 100% de cobertura dos medicamentos não padronizados devidamente justificados e aprovados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica), construção de 1 unidade básica de saúde na zona rural completando 100% de cobertura com unidades próprias na Estratégia Saúde da Família, construção de 1 unidade básica de saúde na zona urbana e início das obras da UPA 24 horas e da Central de Transporte Sanitário, que permitirá o remanejamento das unidades de saúde, com 100% de unidades básicas de saúde próprias na zona urbana. As experiências de implantação do programa Saúde Melhor e os resultados alcançados até o presente momento permitem avaliar que com a otimização dos processos de trabalho é possível reduzir o desperdício de recursos públicos direcionando-os para a ampliação de novos serviços e qualificação dos já existentes. Os maiores desafios que temos a enfrentar são a capacitação direcionada da rede com a implantação dos núcleos de educação permanente e a formalização do Programa Saúde Melhor como lei municipal, através do projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal em 15 de Maio de 2015, que se aponta como primeiro passo para a continuidade e permanência do programa de otimização dos processo de gestão da saúde no município de Mariana.

Principal

Germano Zanforlim de Araújo

Coautores

Germano Zanforlim de Araújo

A prática foi aplicada em

Mariana

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Wenceslau Braz, 461 - Mariana, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Germano Zanforlim de Araújo

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

04 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas