Inserido na atenção primaria à saúde, o programa de puericultura é formado por um conjunto de ações que buscam garantir que todas as crianças recebam o acompanhamento adequado de seu crescimento e desenvolvimento, além de receber orientações e cuidados necessários, fortalecendo a relação entre a equipe de saúde e a família. Diante da importância dessa temática e a partir da percepção de fragilidades encontradas na realização das consultas de puericultura nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Bela Vista e Logradouro localizadas no município de Esperança, interior do estado da Paraíba (PB), elaborou-se e executou-se este projeto o qual buscou identificar os problemas enfrentados, formular estratégias de enfrentamento a esses, e melhorar o acompanhamento das consultas de puericultura na área de atuação das equipes, buscando assim a melhoria destes.
A execução do nosso projeto de intervenção teve início após a identificação dos problemas comuns enfrentados nas UBSFs citadas, problemas confirmados através de resumos de dados de produção. Formulamos estratégias de enfrentamento a esses, por meio do planejamento de como seria realizado. Utilizamos o método de Carlos Matus, conhecido como Planejamento Estratégico Situacional (PES). Entre os materiais e métodos para o desenvolvimento e execução das ações direcionadas à equipe e à população-alvo.
Estão: cronograma; levantamento do quantitativo de gestantes e mães com crianças na faixa etária de 0 a 2 anos; marcações e realizações de reuniões com todos os profissionais atuantes das Unidades e o público de puericultura; questionários de avaliação; e avaliação dos resultados, entre outros exemplos.
Conclui-se que o Projeto de Intervenção, cujo objetivo principal foi estimular a adesão à puericultura nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Logradouro e Bela Vista, localizadas no município de Esperança (PB) obteve êxito.
As ações promovidas proporcionaram, em primeiro lugar, a sensibilização e motivação das equipes, as quais passaram a reconhecer ainda mais a importância da puericultura como um serviço de prevenção na atenção básica. Em segundo plano, as atividades realizadas com as mães e gestantes despertaram nelas a percepção dos benefícios da adesão à puericultura para a saúde de seus bebês e famílias, tanto a curto, médio e longo prazo.
Este projeto teve o mérito de poder contribuir para o empoderamento da comunidade por meio do apoio às práticas de autocuidado de gestantes, mães e crianças, ficando assim o incentivo para outras equipes de saúde realizarem e promoverem mais ações e projetos como este. Reconhecendo que as práticas de educação em saúde se mostram indispensáveis para uma sociedade que busca hábitos de vida mais saudáveis, contribuindo para o bem-estar individual e coletivo.
Rua Antenor Navarro, nº 837, Centro Administrativo, Esperança - PB
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO