Olá,

Visitante

Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança – PB

Inserido na atenção primaria à saúde, o programa de puericultura é formado por um conjunto de ações que buscam garantir que todas as crianças recebam o acompanhamento adequado de seu crescimento e desenvolvimento, além de receber orientações e cuidados necessários, fortalecendo a relação entre a equipe de saúde e a família. Diante da importância dessa temática e a partir da percepção de fragilidades encontradas na realização das consultas de puericultura nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Bela Vista e Logradouro localizadas no Município de Esperança, interior do estado da Paraíba (PB), elaborou-se e executou-se este projeto o qual buscou identificar os problemas enfrentados, formular estratégias de enfrentamento a esses, e melhorar o acompanhamento das consultas de puericultura na área de atuação das equipes, buscando assim a melhoria destes.

A execução do nosso projeto de intervenção teve início após a identificação dos problemas comuns enfrentados nas UBSFs citadas, problemas confirmados através de resumos de dados de produção. Formulamos estratégias de enfrentamento a esses, por meio do planejamento de como seria realizado. Utilizamos o método de Carlos Matus, conhecido como Planejamento Estratégico Situacional (PES). Entre os materiais e métodos para o desenvolvimento e execução das ações direcionadas à equipe e à população-alvo.
Estão: Cronograma; Levantamento do quantitativo de gestantes e mães com crianças na faixa etária de 0 a 2 anos; Marcações e realizações de reuniões com todos os profissionais atuantes das Unidades e o público de puericultura; Questionários de avaliação; e Avaliação dos resultados, entre outros exemplos.

Conclui-se que o Projeto de Intervenção, cujo objetivo principal foi estimular a adesão à puericultura nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Logradouro e Bela Vista, localizadas no município de Esperança-PB obteve êxito.
As ações promovidas proporcionaram, em primeiro lugar, a sensibilização e motivação das equipes, as quais passaram a reconhecer ainda mais a importância da puericultura como um serviço de prevenção na atenção básica. Em segundo plano, as atividades realizadas com as mães e gestantes despertaram nelas a percepção dos benefícios da adesão à puericultura para a saúde de seus bebês e famílias, tanto a curto, médio e longo prazo.

Este projeto teve o mérito de poder contribuir para o empoderamento da comunidade por meio do apoio às práticas de autocuidado de gestantes, mães e crianças, ficando assim o incentivo para outras equipes de saúde realizarem e promoverem mais ações e projetos como este. Reconhecendo que as práticas de educação em saúde se mostram indispensáveis para uma sociedade que busca hábitos de vida mais saudáveis, contribuindo para o bem-estar individual e coletivo.

Principal

JOSIVANIA DE ALMEIDA BARBOSA LUNA

Josi.almeidabl@gmail.com

Agente Comunitário de Saúde

Coautores

Josivânia de Almeida Barbosa Luna Daiane Cassiano Matias Elyson Targino Tomáz Luiz Carlos Barboza Simone Batista Araújo dos Santos

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Antenor Navarro, nº 837, Centro Administrativo, Esperança - PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josivania de Almeida Barbosa luna

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

30/01/2023

Fim da Execução

16/06/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba