- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência.
Em São Bernardo do Campo (SP), a organização e o desenvolvimento da Gestão da Atenção Básica, acontece através do diálogo entre a Coordenação da Atenção Básica, os gerentes de unidades básicas de saúde (UBS), os profissionais de saúde, as instituições parceiras e a população, por meio dos conselhos gestores locais. Cada território possui peculiaridades que dizem respeito a seus usuários e equipes, a sua capacidade em termos de estrutura, organização social, conflitos e contradições locais. Assim, as estratégias para a melhor condução das ações em saúde terão que se adequar, necessariamente, a essas diferenças regionais, pois não existe um padrão único e imutável de gestão. A ação conjunta de todos os agentes tem como foco, garantir o acesso à população, serviços de saúde eficientes e de boa qualidade. Torna-se então um desafio, a possibilidade de estuda e pensar, na Atenção Básica, modelos organizacionais e perfis de trabalhadores, que possibilitam atuar sobre as atividades no interior do sistema de saúde e nos seus microprocessos decisórios, em particular, no terreno da gestão do trabalho em saúde, na produção do cuidado, como lugar onde há espaço para a resolubilidade das ações de saúde. O processo de trabalho nas UBS está pautado nas necessidades de saúde da população, com base numa intersecção partilhada entre o usuário e o profissional, no qual o primeiro é parte fundamental deste processo. Para a construção de um novo modelo de assistência à saúde, centrado no usuário inserido no contexto familiar e social, faz-se necessário repensar o processo de trabalho que tem como finalidade a qualidade da atenção à saúde, na perspectiva de promover o empoderamento tanto do usuário como da equipe de saúde. Este processo está baseado no princípio da integralidade e requer como ferramenta a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a humanização dos serviços, a criação de vínculos entre usuário-comunidade-equipe de saúde e o trabalho em equipe, que deve articular um projeto comum em que a atuação específica de cada profissional se complemente e possa construir uma ação de interação entre os trabalhadores e usuários. No intuito de dar sustentabilidade para que todos estes propósitos se concretizassem em um município em constante aperfeiçoamento e crescimento de sua rede de atenção à saúde.
Esta ferramenta precisa ser constantemente analisada, pois orienta para diversas dificuldades no cotidiano do trabalho das UBS. O caminho comum trilhado é a busca por soluções que ajudem a viabilizar o planejamento, a melhor aplicação dos recursos e a condução das equipes, atendendo aos princípios do SUS e da política municipal de saúde. Tudo isso, hoje, se expressa no compromisso do departamento da atenção básica e gerentes, com a construção de um novo modelo de gestão, que possa representar um salto de qualidade tanto na organização do sistema quanto no cuidado à saúde, pela qual tanto se tem lutado.
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