Olá,

Visitante

Grupo operativo de Saúde em Um Núcleo de Apoio À Saúde da Família (Nasf)

Finalidade da experiência1.

A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo grupal de desenvolvimento do trabalho adotado pelo NASF, no que diz respeito a sua tarefa institucional de apoio às Equipes de Saúde da Família (ESF) nas dimensões clínicas, pedagógica e gerencial. O estudo parte da análise da política de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS), e as subsequentes políticas da gestão de trabalho e educação, humanização e educação permanente para situar o modelo recentemente implantado do NASF pelo Ministério da Saúde. Em seguida apresenta uma síntese da teoria e técnica dos Grupos operativos de Pichon-Rivière, justificando a escolha por essa abordagem. Os resultados da análise do processo grupal apontaram para uma discrepância entre o papel instituído e o exercício pelos integrantes do NASF, em função da dificuldade da tradução das diretrizes e procedimentos estabelecidos, pela falta de capacitação e apoio institucional: a existência de fragilização dos vínculos decorrentes de contratos precários de trabalho e uma dinâmica competitiva interna do NASF e externa em relação às ESF, O estudo concluiu pela efetividade da técnica dos grupos operativos na medida em que possibilitou a compreensão das dificuldades existentes, a autoanálise crítica e criativa e o delineamento de ações na direção de uma transformação individual e coletiva.

A técnica dos grupos operativos se configurou, a partir dos resultados dessa pesquisa, como um dispositivo de enfrentamento da crise social, do desamparo, da necessidade de alteração da forma de ver e agir no mundo. Sua proposta de aprendizagem e mudança, baseada na perspectiva do aprender a aprender, cria condições necessárias para integrar pensamentos e sentimentos na ação, assim como para transformar o pensamento crítico em ação social. É possível afirmar que o grupo operativo pode ser aplicado em qualquer instituição ou ambiente de interação entre os sujeitos, desde que atenda a uma necessidade clara das pessoas envolvidas. Os resultados da pesquisa-ação desenvolvida demonstraram a efetividade da técnica dos grupos operativos, aplicada por intermédio de um facilitador de processo grupal com expertise na área da psicologia social de Pichon-Rivière e das características da inserção da pesquisadora no contexto institucional. Foi possível constatar o desenvolvimento de um processo contínuo de interação entre as participantes, o que favoreceu o fortalecimento do vínculo e a coesão do grupo, dimensões fundantes da análise critica/criativa da tarefa institucional e dos papéis profissionais a elas vinculadas. As atividades desenvolvidas dentro da técnica dos grupos operativos possibilitaram a integração do pensar, sentir e agir relacionados às práticas profissionais cotidianas, o que motivou e articulou o grupo na busca de soluções para os problemas identificados nas contradições operacionais entre o papel prescrito e o papel exercido pelo NASF, ao mesmo tempo em que promoveu uma autoanálise dos sujeitos integrantes do grupo.

Principal

Izabel Josefa dos Santos

saúde.eunapolis@gmail.com

A prática foi aplicada em

Eunápolis

Bahia

Nordeste

Instituição

Rua Paulo Souto, nº 681

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Izabel Josefa dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba