FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:A principal finalidade da experiência de descentralização do SISAB, perpassa pela aproximação dos sistemas de informações pertencente a Atenção Primária, aos atores geradores dos dados necessários a exportação, ou seja, Planilha de procedimento, atendimento individual e coletivo, etc. Tal conduta facilita a transmissão de informações, assim como, minimiza equívocos possibilitando a qualidade da informação associado a redução de tempo, logística, recursos, etc.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A identificação do coordenador foi o ponto de partida para a implantação do sistema, seguida pelo diagnostico da capacidade de recursos humanos existentes e levantamento da capacidade tecnológica disponível na Secretaria Municipal de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (computadores, impressoras, internet, ambientes etc.). O segundo passo foi elaborar a estratégia de implantação do novo sistema no município, o qual se encaixava primeiramente no cenário 01, devido à ausência de computadores em algumas unidades de saúde. O terceiro passo foi viabilizar e qualificar profissionais da gestão para capacitar os demais profissionais de saúde das UBS e de tecnologia da informação do município através dos manuais e vídeo aulas disponíveis no site do DAB nacional.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:-Número de Registros profissional de atendimentos e procedimentos individuais e coletivos /UBS com SISAB descentralizado
De acordo com a Portaria n° 1.412 de 10 de julho de 2013, o Ministério da Saúde instituiu o novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB, inserido no E-SUS, que passou a ser o sistema de informação vigente para fins de financiamento, adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do DAB/SAS/MS
Pelo exposto acima, podemos concluir a aplicabilidade desta estratégia para os demais municípios frente a necessidade dos novos desafios para melhorar os modelos assistenciais vigentes, dos quais podemos citar: aliar qualidade de informação ao bom atendimento, com vistas à ampliação e qualificação dos serviços prestados
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