Descentralização do e-SUS informatizado nas unidades de saúde: uma experiência exitosa em Eunápolis (BA)

A principal finalidade da experiência de descentralização do SISAB, perpassa pela aproximação dos sistemas de informações pertencente a Atenção Primária, aos atores geradores dos dados necessários a exportação, ou seja, Planilha de procedimento, atendimento individual e coletivo, etc. Tal conduta facilita a transmissão de informações, assim como, minimiza equívocos possibilitando a qualidade da informação associado a redução de tempo, logística, recursos, etc.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A identificação do coordenador foi o ponto de partida para a implantação do sistema, seguida pelo diagnostico da capacidade de recursos humanos existentes e levantamento da capacidade tecnológica disponível na Secretaria Municipal de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (computadores, impressoras, internet, ambientes etc.). O segundo passo foi elaborar a estratégia de implantação do novo sistema no município, o qual se encaixava primeiramente no cenário 01, devido à ausência de computadores em algumas unidades de saúde. O terceiro passo foi viabilizar e qualificar profissionais da gestão para capacitar os demais profissionais de saúde das UBS e de tecnologia da informação do município através dos manuais e vídeo aulas disponíveis no site do DAB nacional.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:-Número de Registros profissional de atendimentos e procedimentos individuais e coletivos /UBS com SISAB descentralizado

De acordo com a Portaria n° 1.412 de 10 de julho de 2013, o Ministério da Saúde instituiu o novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB, inserido no E-SUS, que passou a ser o sistema de informação vigente para fins de financiamento, adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do DAB/SAS/MS

Pelo exposto acima, podemos concluir a aplicabilidade desta estratégia para os demais municípios frente a necessidade dos novos desafios para melhorar os modelos assistenciais vigentes, dos quais podemos citar: aliar qualidade de informação ao bom atendimento, com vistas à ampliação e qualificação dos serviços prestados

Principal

Paula Heleno de Carvalho

saude.eunapolis@gmail.com

Coautores

Paula Heleno de Carvalho

A prática foi aplicada em

Eunápolis

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Paula Heleno de Carvalho

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

12 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked