Criar um espaço institucional para discutir a política de saúde do município. Reunir propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde SUS. Indicar as prioridades para as ações de saúde. O Núcleo de Gestão Participativa inicia os trabalhos com a elaboração do cronograma. Para o planejamento e a organização das plenárias, constitui-se uma comissão, composta pelo Núcleo de Gestão Participativa, Regiões de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Gestor das unidades de saúde e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, cujas atribuições são: elaborar o regimento interno da plenária do saúde participativa e apresentar no conselho; divulgar o calendário das plenárias no município em parceria com a secretaria de comunicação; fazer parcerias com outras Secretarias para realização do evento; solicitar a contratação de empresa de infraestrutura; identificar trabalhadores e usuários que participem de atividade de educação física e arte (teatro, coral, grupos de dança, artesanato, pintura) e inseri-los nas plenárias; elaborar relatório final das plenárias e apresentar no Conselho de Saúde e para o gestor da saúde monitorar e avaliar as ações priorizadas. No dia da plenária, os interessados em manifestar-se devem inscrever-se. A assembleia é composta pela população, trabalhadores e gestores do SUS e autoridades convidadas. O cerimonial de abertura prevê as falas da coordenadora do saúde participativa da presidente e ou vice-presidente do Conselho de Saúde, da diretora da região de saúde, do secretário de saúde, e do prefeito. No momento do denominado, os inscritos têm 1:30 min. para expor suas reivindicações, críticas ou elogios. As propostas são simultaneamente sistematizadas e enumeradas durante a própria plenária. As propostas de cunho coletivo vão para votação e as de cunho pessoal são encaminhadas para a equipe da Ouvidoria SUS que participa da plenária. O processo de votação das propostas ocorre eletronicamente e as eleitas como prioridades serão encaminhadas à gestão para fazer parte do Plano Municipal de Saúde. A cada quatro anos na Conferência Municipal de Saúde, as Plenárias do Saúde Participativa configuram como pré-conferências com eleição de delegados por Distrito e inclusão das propostas eleitas. Em 2013, foram realizadas 18 Plenárias com 2077 pessoas e 127 propostas eleitas e a participação popular concretiza o efetivo no exercício de cidadania que fica demonstrado, a cada edição, na qualificação nas manifestações sobre as políticas públicas de saúde no âmbito do SUS.

A prefeitura de Guarulhos, em 2005, instituiu as plenárias do Saúde Participativa, que originou-se do Orçamento Participativo. Estabelecendo mais um incentivo para a participação popular no âmbito da saúde pública.

Principal

Solange Cristina Aparecida Vialle

Coautores

Solange Cristina Aparecida Vialle

A prática foi aplicada em

Guarulhos

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Guarulhos (SP)

Prefeitura Municipal de Guarulhos - Avenida Bom Clima - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Solange Cristina Aparecida Vialle

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

04 dez 2015

CADASTRO

05 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!