Objetivos: garantir acesso a informações, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade num contexto de escolha livre e informada.
O planejamento reprodutivo é realizado de forma articulada entre a atenção básica e especializada, através dos profissionais da Saúde da Família e do Programa Ligadura legal embasado na Lei 9.263/96. Dentre os métodos ofertados destacamos a vasectomia, considerando que as ações de saúde voltadas para a saúde sexual e reprodutiva, em sua maioria, têm sido focadas na mulher, com poucas iniciativas para o envolvimento dos homens.
Todo o trabalho realizado por ambas as equipes estimulam os homens ao conhecimento e ao cuidado de si mesmos contribuindo para o pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Os profissionais de saúde envolvidos aprenderam a acolher o discurso do usuário, interagindo sem expressar juízo de valor e a reconhecer o indivíduo como sujeito de suas escolhas e ações a partir do conhecimento e a oferta de atenção à saúde.
Av. Francisco de Assis Carneiro da Silva, 560 - Alto Alegre, Quissamã - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO