Olá,

Visitante

Rotina do bem em Bonito tem

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Fortalecer a promoção em saúde no município de Bonito de Minas, aumentando a oferta de ações voltadas para melhoria de hábitos de vida saudável. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:A ação teve inicio no mês de Agosto de 2016, inicialmente foi planejado pelos setores da saúde e posteriormente pelos outros setores da secretaria de Educação, Assistência social e Esporte, afim de articulação cooperativa intersetorial. A mobilização juntamente com a população, teve objetivo de conscientização e divulgação das atividades/grupos ja existentes. A população foi ouvida e foram debatidos diversos temas em saúde, com o foco em práticas rotineiras em saúde e qualidade de vida.Foram desenvolvidas ações de Práticas Integrativas e Complementares (Lian Gong e Acupuntura), Grupo de Saúde Mental (Oficina de artesanato para usuários com quadro de transtorno mental), Grupo de Mulheres (Roda de conversa com as psicólogas), Academia da Similaridade (Caminhada, reforço muscular, Alongamentos, Ginástica e Dança) e Educação em Saúde (palestras com temas transversais a promoção em saúde e prevenção e mobilização da população para participar dos grupos operativos). Estas ações são desenvolvidas em grande parte do município, da sede e zona rural, respectivamente.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:A análise se ateve em caráter descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo busca ativa nos monitoramentos da Atenção Primária a Saúde e planilha de praticas in loco, correlacionados a Grupos Operativos ofertados aos usuários através da Secretaria Municipal de Saúde.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO:Os grupos operativos são monitorados mensalmente através de metas pactuadas com a coordenação da Atenção Primária a Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito de Minas, o longo dos anos, vem desenvolvendo diversos projetos/ações relacionados à Promoção em Saúde como Atividade Física e Nutrição, que visam o bem estar e melhoria da qualidade de vida. Após diversas reuniões de Gestão e Planejamento, obtivemos a necessidade de fomentar as práticas rotineiras em saúde e qualidade de vida, afim de minimizar as filas em consultórios médicos que estava agravada há algum tempo. O Projeto Rotina do Bem em Bonito tem é uma estratégia de articulação e atuação intersetorial, na qual um conjunto de intervenções, individuais, coletivas e ambientais atuam sobre os determinantes sociais da saúde, com o objetivo de estabelecer mecanismos para a redução da vulnerabilidade e das desigualdades e que vise o empoderamento social como forma de fomentar indivíduos/comunidades ativos sobre a produção de sua saúde. Pressupondo as ações e intervenções sustentadas pela valorização e defesa da vida, a humanização enquanto elemento para a evolução do homem, a co-responsabilidade enquanto responsabilidades partilhadas entre pessoas ou coletivo. A participação social enquanto necessidade de alcançar repartição equitativa dos bens sociais. A intersetorialidade que se refere ao processo de articulação de saberes a intrasetorialidade que diz respeito ao exercício permanente da desfragmentação das ações e serviços ofertados por um setor, visando a construção e a articulação de redes cooperativas e resolutivas. Para otimizar e ampliar as ações em promoção, prevenção e manutenção, implementamos o Plano de Ação “Rotina do Bem em Bonito Tem”.

Considerando o aumento significativo da procura e demanda de 2017 equiparado ao ano de 2015, concluímos que o projeto de intervenção Rotina do Bem em Bonito tem, obteve uma aceitação e procura da população referente as ações de promoção em saúde coletiva. Pôde-se verificar que são fundamentais a sensibilização do gestor público e a difusão dessas práticas entre os usuários da rede pública de saúde. Considerando as práticas rotineiras como elemento primordial para qualidade de vida e bem estar físico e social.

Principal

Lais dos Santos Ferreira

laismocc@gmail.com

A prática foi aplicada em

Bonito de Minas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

AV RANULFO CORREA SARAIVA 135, Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lais dos Santos Ferreira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 dez 2021

e atualizada em

21 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba