Organização do processo de trabalho na atenção primária em saúde utilizando ferramentas analisadoras e estratégicas

O projeto acima intitulado, teve sua motivação na análise do seguinte cenário: dificuldade das equipes no planejamento da organização do processo de trabalho, bem como de monitoramento e avaliação sistematizada pela gestão através das coordenações. Ações não realizadas a partir de perfil epidemiológico. Ausência de diagnóstico situacional e de um modelo de atenção com base na integralidade e que atue de acordo com a realidade e especificidade do usuário – linha do cuidado. Desvalorização de ferramentas estratégicas existentes, entre elas: matriz de intervenção, fluxograma, mapas analíticos, elementos do eixo estratégico transversal de desenvolvimento do PMAQ (autoavaliação, monitoramento, educação permanente, apoio institucional e cooperação horizontal), AMAQ e Gestão Compartilhada (PNH, PTS). O projeto em execução teve início em novembro/2018, com etapas definidas conforme descrito na metodologia com desenvolvimento nas áreas de trabalho e UBSs das 18 esquipes de Saúde da Família.

Qualificar o processo de trabalho da Atenção Primária para melhorias no cuidado à população. Específico: Sistematizar avaliação, monitoramento e planejamento das ações em saúde num processo participativo, envolvendo os vários autores e utiliza 1. Elaboração de Checklists para visita da equipe GI na UBS e do Questionário de Satisfação do Usuário 2. Pesquisa por amostra, nas áreas, com foco em pessoas dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, hiperdia e outros), com aplicação do questionário, posteriormente compilado para apresentação a equipe 3. Visita à UBS para supervisão, avaliação da organização geral, registros, instrumentos e reunião para discussão do questionário e da avaliação 4. Entrega dos checklists à equipe para correção das inconformidades com prazos estabelecidos 5. Retornos da Equipe GI à UBS para monitoramento 6. Encontro da equipe GI com a equipe da UBS para compartilhamento dos avanços e melhorias a partir das várias percepções.

Percepção real da satisfação do usuário sobre os serviços, a estrutura e o atendimento. Aproximação da equipe de Gestão da Secretaria às Equipes das Unidades. Apoio Institucional, e conhecimento mais específico das dificuldades, necessidades e potencialidades de cada uma – Permitiu realizar auditoria e avaliação interna com feedback imediato. Possibilitou autoavaliação, avaliação coletiva e consequentemente correção de falhas, lacunas, inconformidades (organização dos ambientes, disponibilização de informações, registro nos livros, prontuários, atualização de perfil epidemiológico). Efetivação de planejamento em equipe – Integração do Nasf e da Saúde Bucal, agenda compartilhada. Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde. O projeto em desenvolvimento já apresenta resultados exitosos. A finalidade envolve muitas possibilidades e alternativas, autores, recursos e influências. Percebe-se barreiras e tensões, mas, também, aspectos facilitadores como a cooperação e mudanças nos ambientes e posturas. O processo segue utilizando a ferramenta de gestão PDCA, e ao final pretende-se alcançar como impacto o objetivo da qualificação e melhoria no cuidado, mensurado pelo alcance de indicadores e metas e satisfação do usuário.

Principal

Raimunda Da Cunha Carneiro

raicarneiro.adm@gmail.com

Coautores

Nielson Valério Ribeiro Pinto, Elzimar Palhano Dos Santos

A prática foi aplicada em

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua São Francisco, 65B - Centro, Alto Alegre Do Pindaré - MA, 65.398-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Raimunda da Cunha Carneiro

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 out 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas