- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Jonis Angelim da Silva
- 04 dez 2015
Amazonas
A principal finalidade do presente trabalho é dividir a experiência do município de Jaguaribara-CE na aprovação e efetivação do PCCS dos trabalhadores da saúde. Essa é uma forma de incentivar a todos a garantir a equidade de oportunidades e desenvolvimento profissional em carreiras, além de proporcionar uma atividade funcional através de um sistema permanente de qualificação, como forma de melhorar a qualidade da prestação dos serviços de saúde, tendo como base as diretrizes nacionais para a instituição o PCCS no âmbito do SUS.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Durante o ano de 2013 houve uma intensa mobilização entre gestores, trabalhadores da saúde e de representantes do sindicato dos trabalhadores municipais. Foram sucessivas reuniões, assembleias, acordos, leituras, negociações, os quais tinham como pauta a implantação do PCCS dos trabalhadores da saúde do município em tela.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: No município em tela pode-se estimar que 90% dos profissionais de saúde pertencem ao quadro permanente do município. Essa situação desencadeou uma busca intensa dos profissionais em lutar pela aprovação do referido plano, pois os benefícios seriam para a maioria dos trabalhadores, além de melhorar a qualidade dos serviços de saúde.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Com a aprovação do plano em 2014, já existe uma maior motivação dos profissionais na busca por conhecimentos, os quais podem ser revertidos em aumento de salário, bem como na satisfação dos profissionais. Além disso, a população será assistida por profissionais capacitados, onde os cuidados serão prestados com maior qualidade. Esse monitoramento será feito após 01 ano de efetivação do PCCS dos trabalhadores da saúde, ou seja, em junho de 2015.
O Plano de Carreiras, Cargos e Salários-PCCS é uma luta que vem sendo discutida na maioria dos municípios, em especial no âmbito do SUS. Essa realidade é motivada pela existência de trabalhadores de saúde, em sua grande maioria, desenvolve suas atividades em nível precário, além de irregularidades trabalhistas que vão desde contratação temporária até a falta de uma política salarial definida. O município de Jaguaribara, através de sua gestão juntamente com o sindicato dos trabalhadores da saúde enveredou na luta pela garantia do PCCS dos trabalhadores da saúde. O ano de 2013 foi marcado por sucessivas discussões, as quais culminaram com a aprovação do PCCS dos trabalhadores da saúde em fevereiro de 2014.
O PCCS dos trabalhadores da saúde já esta efetivado/implantado desde fevereiro de 2014. Certamente já percebe-se o impacto dessa aprovação, uma vez que os trabalhadores da saúde e a gestão da secretaria municipal de saúde já tem um plano de educação permanente em saúde que possa oportunizar os profissionais, além de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados no município em questão vale ressaltar que o impacto na folha de pagamento gerou um aumento de R$23.000 no ano de 2014 o que não impossibilitou a efetivação do plano .Tendo como premissa as razões da criação do PCCS e os objetivos que deve cumprir enquanto uma ferramenta de gestão, para o município, conclui-se que o plano de carreiras, cargos e salários é um instrumento que visa assegurar a profissionalização e a valorização de todos os trabalhadores da secretaria municipal de saúde Jaguaribara. Um plano eficiente e eficaz, transmite uma maior confiabilidade aos funcionários, alem da confiabilidade para a produção e obtenção de satisfação ao alcançar o objetivo planejado em prol da população.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO