A Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita atende consultas e procedimentos ambulatoriais especializados para oito municípios, e população estimada em 317.423 habitantes. Ela foi inaugurada no dia 06 de dezembro de 2013, sendo a implementação da gestão por processos do programa de certificação de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2016, em 2018 a implementação de algumas práticas do método lean e certificação para Acreditado Pleno (nível 2). Visando a melhoria do gerenciamento da unidade e dos serviços prestados aos clientes, bem como da importância da cultura organizacional para a melhoria contínua, este trabalho aborda a experiência da Policlínica na utilização destas duas ferramentas.
O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do processo de acreditação em saúde e ferramentas do método lean na Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, enfatizando a importância de melhoria contínua e o estabelecimento de uma cultura o Relatar a experiência vivenciada no processo de implementação da gestão da qualidade e de ferramentas do método lean na Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, localizada em Tianguá, estado do Ceará, no período de 2015 a março de 2019. As fontes de dados são de análise documental dos relatórios e atas das reuniões das comissões, setores, qualidade e alta direção, e também da observação in loco.
Os resultados evidenciaram que após os processos de implementação houve: implantação/implementação do Sistema de Gestão da Qualidade contribuição para a integração dos processos melhoria da comunicação desenvolvimento do líder definição, monitoramento e análise de indicadores e metas compartilhamento e socialização das ações adoção de boas práticas auditorias treinamentos gestão de documentos (norma zero e lista mestra) gestão visual rastreamento de prontuários manutenções preventivas controle do faturamento implantação de políticas, planos de contingência e protocolos de segurança do paciente implantação de protocolos assistenciais, clínicos gerenciados e de regulação do acesso e melhoria na satisfação do cliente. Os resultados alcançados vêm contribuindo no desenvolvimento para a consolidação em atendimento de segurança, qualidade e excelência operacional e satisfação do cliente. Ressalta-se que o foco na visão sistêmica, motivação e comprometimento dos colaboradores é relevante para contribuição das mudanças que resultarão em melhorias dos serviços prestados. Com isto, os investimentos em novos métodos de gestão e novas tecnologias ajudam a reduzir falhas e deficiências, com isto melhora os processos.
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