Olá,

Visitante

Gestão Por Processo e Adoção de Algumas Ferramentas do Método Lean Numa Policlínica do Ceará: des envolvendo Ações de uma Cultura de Segurança, Qualidade e Satisfação do Cliente

A Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita atende consultas e procedimentos ambulatoriais especializados para oito municípios, e população estimada em 317.423 habitantes. Ela foi inaugurada no dia 06 de dezembro de 2013, sendo a implementação da gestão por processos do programa de certificação de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2016, em 2018 a implementação de algumas práticas do método Lean e certificação para Acreditado Pleno (nível 2). Visando a melhoria do gerenciamento da unidade e dos serviços prestados aos clientes, bem como da importância da cultura organizacional para a melhoria contínua, este trabalho aborda a experiência da Policlínica na utilização destas duas ferramentas.

o objetivo deste estudo foi relatar a experiência do processo de acreditação em saúde e ferramentas do método Lean na Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, enfatizando a importância de melhoria contínua e o estabelecimento de uma cultura o Relatar a experiência vivenciada no processo de implementação da gestão da qualidade e de ferramentas do método Lean na Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, localizada em Tianguá, Estado do Ceará, no período de 2015 a março de 2019. as fontes de dados são de análise documental dos relatórios e atas das reuniões das comissões, setores, qualidade e alta direção, e também da observação in loco.

Os resultados evidenciaram que após os processos de implementação houve: implantação/implementação do Sistema de Gestão da Qualidade contribuição para a integração dos processos melhoria da comunicação desenvolvimento do líder definição, monitoramento e análise de indicadores e metas compartilhamento e socialização das ações adoção de boas práticas auditorias treinamentos gestão de documentos (Norma Zero e Lista Mestra) gestão visual rastreamento de prontuários manutenções preventivas controle do faturamento implantação de políticas, planos de contingência e protocolos de segurança do paciente implantação de protocolos assistenciais, clínicos gerenciados e de regulação do acesso e melhoria na satisfação do cliente.Os resultados alcançados vêm contribuindo no desenvolvimento para a consolidação em atendimento de segurança, qualidade e excelência operacional e satisfação do cliente. Ressalta-se que o foco na visão sistêmica, motivação e comprometimento dos colaboradores é relevante para contribuição das mudanças que resultarão em melhorias dos serviços prestados. Com isto, os investimentos em novos métodos de gestão e novas tecnologias ajudam a reduzir falhas e deficiências, com isto melhora os processos.

Principal

Kamyla De Arruda Pedrosa

kamylaapedrosa@gmail.com

Coautores

Iraneide Martins De Lima, Liana Mara Gomes De Brito, Patricia Fernanda Fernades Becker, Ari De Oliveira De Vasconcelos Filho,

A prática foi aplicada em

Tianguá

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Allana Karen Santos Serra

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal