Foram realizadas 37 oficinas, em 15 unidades básicas de saúde, com a capacitação de 554 profissionais de saúde, o que significa 75% dos trabalhadores da atenção básica. Atores envolvidos: trabalhadores da atenção básica de cada unidade básica de saúde. Nestas capacitações, além dos profissionais diretamente ligados à assistência na atenção básica, participaram profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Serviço de Atenção Domiciliar em Saúde (SADS), e do Consultório de Rua, todos serviços ligados ao atendimento de pacientes. Participaram, também, 4 conselheiros gestores convidados por um gerente. O produto de cada oficina foi um plano de ação, construído em conjunto, a ser implantado em cada Unidade Básica, onde aconteceram as mesmas. Há necessidade de investimento no conhecimento e atualização dos profissionais, unindo as equipes de saúde, considerando o saber de todos e construindo juntos, ações que possibilitem uma mudança de paradigma no atendimento integral do indivíduo e uma melhora na qualidade de vida de crianças e suas famílias.
Realização de diversas oficinas tendo como produto um plano de ação, construído em conjunto, a ser implantado em cada unidade básica de saúde. É um desafio reunir tantos profissionais para uma oficina de trabalho, com um tema tão específico. Há o desafio de conciliar agendas, sensibilizar para o tema, profissionais que já lidam com o assunto em suas atividades e principalmente com os que consideram que, por não estarem na assistência direta ao paciente, não tem com o que colaborar. Há também a resistência de alguns gestores sobre a interrupção das atividades normais na unidade, embora houvesse o cuidado de fazer oficinas com parte dos profissionais num dia e depois com os outros, em outra data. Há a dificuldade do espaço físico, sendo necessário muitas vezes o apoio de outro local, fora da unidade.
O desdobramento destas oficinas é a implantação das ações elencadas no plano de ação. Algumas unidades estão também, desenvolvendo ações apoiadas no manual de acompanhamento do tutor, projeto de doutorado desenvolvido no município, com o objetivo de discutir processos de trabalho referente ao aleitamento materno e alimentação complementar.
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