- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Os Distúrbios Musculoesqueléticos (DME) são condições frequentes que levam as pessoas a buscarem auxílio nos serviços de saúde. A dor de origem músculo esquelética e sua cronificação geram um impacto socioeconômico afetando em até um quinto da população, ainda pouco reconhecida e subtratada. As doenças oriundas de condições musculoesqueléticas crônicas causam prejuízos funcionais importantes, acentuando-se com a prevalência de comorbidades, tais como: ansiedade e depressão, tornando-se assim umas das principais causas de incapacidades na população em geral. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, em 2017, estruturou a iniciativa ANIME, visando resposta eficiente, resolutiva e em tempo adequado na assistência dos DME, a partir de uma mudança da cultura institucional para um cuidado longitudinal qualificado, referenciamento adequado e coordenado, bem como a alocação de recursos financeiros.
Descrever os principais aspectos e resultados da iniciativa Anime para a organização da assistência aos DME na SMS Curitiba, formulados a partir de experiências locais e internacionais como bases para reorganização da gestão da rede de atenção A partir dos princípios e responsabilidades da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento dos DME, destacam-se as ações desenvolvidas: educação continuada sistemática, estímulo à educação permanente e clínica ampliada com a ressignificação do Nasf e serviços especializados no apoio ao cuidado na DME organização de processos de teleconsultoria/regulação em parceria com o Hospital de Clínicas da UFPR dos encaminhamentos da APS reorganização dos pactos de oferta e demanda com a rede especializada, avaliação contínua dos contratos e resultados ampliação de ações de recuperação físico funcionais comunitárias e ambulatoriais gestão de filas racionalização do consumo de medicamentos e exames complementares nos DME uso de PICS nos DME.
Com a implantação do Anime, em 2018, a iniciativa está sendo aplicada em seis dos dez Distritos Sanitários, com perspectiva de ampliação para 100% até o final de 2019. Sendo resultados obtidos: redução de 59,4% de encaminhamentos para rede especializada o tempo de espera para consultas eletivas ou exames especializados após teleconsultoria/regulação é menor que 40 dias. o tempo de resposta para uma teleconsultoria é menor que 10 dias, casos urgentes são realizados contato direto entre as equipes. Na APS aumentaram as solicitações de apoios aos nutricionistas em planos de cuidados para usuários com obesidade assim como solicitações de exames físicos complementares para fisioterapeutas, dentre outras mudanças já percebidas na APS. A Anime na rede de atenção da SMS está estruturada na qualificação dos encaminhamentos, implicando na redução de referenciamentos desnecessários para outros níveis de atenção, assim como na diminuição do tempo em fila para as especialidades ou exames complementares. Essas medidas, combinadas com a ressignificação da DME na APS, coordenando o manejo multidisciplinar adequado do
Rua Francisco Torres, 830 - Centro, Curitiba - PR, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO