o Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua como: sugar, engolir, mastigar e falar. o protocolo de avaliação do frênulo lIngual em bebês é, por muitas vezes ignorado profissionais de saúde. A alteração ocorre quando pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido no decorrer da gravidez, permanece abaixo da língua, limitando os movimentos. Pesquisas comprovam a importância do diagnóstico e intervenção precoce da alteração. No Brasil, a Lei nº 13.002, de 20/06/2014, obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades. em Paudalho, o protocolo está sendo realizado na atenção básica desde janeiro de 2018, considerando à importância da realização do procedimento, preferencialmente, no primeiro mês de vida.
Realizar diagnóstico utilizando o protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês (teste da linguinha), visando a detecção e tratamento precoce dos casos existentes nas áreas das Unidades de Saúde da Família (USF). Cirurgiões Dentista (CD) foram capacitados, no Projeto Língua Solta, da UFPE-Odonto, janeiro/2018, carga horaria: 12h, Temas abordados: conceito teste da linguinha, Protocolo de avaliação do frênulo lingual com escores para bebês e prática clínica-cirúrgica. Implantado, inicialmente, em 3 USFs e gradativamente está sendo ampliado. as crianças são avaliadas pelo CD na USF, articulado e integrado ao Centro de Especialidades (CE). Os casos suspeitos são encaminhados para fonoaudióloga, segunda opinião, no CE, conforme o protocolo Martinelli. Após confirmação, a criança é agendada para o CD da USF de referência, para realizar o procedimento cirúrgico. As crianças, após o procedimento, continuam em acompanhamento.
Em 2018, foram realizados 468 testes da Linguinha em crianças menores de 6 meses de vida e, destas, 107 (22%) apresentaram alteração compatível para tratamento com cirurgia oral. Todas passaram por avaliação com re-teste com 30 dias pós-procedimento cirúrgico, comparação dos resultados para reavaliação de mudanças da pegada de mamilo, sucção e outras funções da língua. O protocolo é dividido em história clínica, avaliação anatomofuncional e avaliação da sucção não nutritiva e nutritiva, tendo pontuações independentes e pode ser aplicado por partes, até o 6º mês de vida. Avaliamos que a atividade pode ser realizada a partir da capacitação dos profissionais da USF, considerando que a implantação do teste da linguinha é de fundamental importância para a atenção a criança e pode ser adotada como cuidado na atenção básica.
Rua Francisco Bione, 38, apto 1 - Piedade Jaboatão dos Guararapes, Paudalho - PE
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO