Implantação do teste da linguinha nas unidades de saúde da família: integração de serviços para atenção e cuidado aos bebês em Paudalho (PE), 2018

o Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua como: sugar, engolir, mastigar e falar. o protocolo de avaliação do frênulo lIngual em bebês é, por muitas vezes ignorado profissionais de saúde. A alteração ocorre quando pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido no decorrer da gravidez, permanece abaixo da língua, limitando os movimentos. Pesquisas comprovam a importância do diagnóstico e intervenção precoce da alteração. No Brasil, a Lei nº 13.002, de 20/06/2014, obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades. em Paudalho, o protocolo está sendo realizado na atenção básica desde janeiro de 2018, considerando à importância da realização do procedimento, preferencialmente, no primeiro mês de vida.

Realizar diagnóstico utilizando o protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês (teste da linguinha), visando a detecção e tratamento precoce dos casos existentes nas áreas das Unidades de Saúde da Família (USF). Cirurgiões Dentista (CD) foram capacitados, no Projeto Língua Solta, da UFPE-Odonto, janeiro/2018, carga horaria: 12h, Temas abordados: conceito teste da linguinha, Protocolo de avaliação do frênulo lingual com escores para bebês e prática clínica-cirúrgica. Implantado, inicialmente, em 3 USFs e gradativamente está sendo ampliado. as crianças são avaliadas pelo CD na USF, articulado e integrado ao Centro de Especialidades (CE). Os casos suspeitos são encaminhados para fonoaudióloga, segunda opinião, no CE, conforme o protocolo Martinelli. Após confirmação, a criança é agendada para o CD da USF de referência, para realizar o procedimento cirúrgico. As crianças, após o procedimento, continuam em acompanhamento.

Em 2018, foram realizados 468 testes da Linguinha em crianças menores de 6 meses de vida e, destas, 107 (22%) apresentaram alteração compatível para tratamento com cirurgia oral. Todas passaram por avaliação com re-teste com 30 dias pós-procedimento cirúrgico, comparação dos resultados para reavaliação de mudanças da pegada de mamilo, sucção e outras funções da língua. O protocolo é dividido em história clínica, avaliação anatomofuncional e avaliação da sucção não nutritiva e nutritiva, tendo pontuações independentes e pode ser aplicado por partes, até o 6º mês de vida. Avaliamos que a atividade pode ser realizada a partir da capacitação dos profissionais da USF, considerando que a implantação do teste da linguinha é de fundamental importância para a atenção a criança e pode ser adotada como cuidado na atenção básica.

Principal

Georgiane Brandão Rodrigues Da Silva

geofono@gmail.com

Coautores

Ericka Paz De Melo Cavalcanti, Pietro Reis Lopes Da Silva, Orlando Jorge P. De Andrade Lima, Maria Lucia Matias Ferreira

A prática foi aplicada em

Paudalho

Paudalho

Paudalho

Paudalho

Paudalho

Paudalho

Paudalho

Paudalho

Paudalho

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Paudalho (PE)

Rua Francisco Bione, 38, apto 1 - Piedade Jaboatão dos Guararapes, Paudalho - PE

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas