Efetivar a participação, e o controle social na Unidade Básica de Saúde, e despertar a corresponsabilidade da comunidade na gestão da unidade de saúde. A Atenção Básica do Município de Silva Jardim (RJ), possui uma cobertura de 100% de Atenção Básica, com 08 equipes da Estratégia Saúde da Família e 8 unidades básicas de saúde. A gestão atual da Secretaria Municipal de Saúde vem fortalecendo o controle social e participação da comunidade na gestão. Temos um conselho municipal de saúde efetivo, além das conferências de saúde a secretaria realizou pré-conferência em todas as unidades de saúde, ouvindo a comunidade recebendo as demandas e necessidades da comunidade. Seguindo a visão da gestão, implantamos um concelho gestor comunitário, garantindo ao usuário a participação efetiva na gestão da unidade de saúde.
O município de Silva Jardim, esta localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, possui uma população de 21.349 habitantes (IBGE 2010) . Possui uma atenção básica com 100% de cobertura com 16 unidades de saúde. O presente trabalho relata experiência exitosa na implantação de um Conselho Gestor Comunitário em uma das Unidades de Estratégia Saúde da Família
A participação do conselho na gestão da unidade de saúde foi essencial para construção de um processo de mudança no relacionamento entre a comunidade e a unidade de saúde, favorecendo a criação de políticas de saúde e ações mais efetivas, ações realizadas de acordo com a necessidade e demanda da comunidade. Com a implantação do conselho ouve uma mudança de postura da comunidade, a população local começou a participar da construção de novas propostas e no planejamento de ações da área da unidade.
Silva Jardim, RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO