Olá,

Visitante

Só Se Constrói uma Saúde Pública Eficaz com a Participação de Todos, Assim Se Tem Um SUS Melhor.

OBJETIVOS: Secretário, Cons. de Saúde, Coordenadores de At. Básica, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e outros foram até a comunidade ouvir suas principais reivindicações na área da saúde, o munícipe teve a oportunidade de dar suas ideias e sugestões, todas levadas pra Conferência Municipal de Saúde.METODOLOGIA: Abrir as portas para a população dar suas ideias e sugestões por meio das pré-conferência, o entendimento de que o plano municipal de saúde deve ser elaborado conforme os principais anseios da população e as possibilidades orçamentárias do município, com o diálogo prévio tudo fica muito mais fácil. As reuniões tiveram a participação popular de forma muito proveitosa, de todas as reuniões foram feitas atas e levadas para a Conferência Municipal de Saúde, a ideia de que devemos pensar a saúde do município não apenas para hoje, mas sim para o futuro. Dessa forma, a participação dos munícipes foi fundamental, pois são quem realmente vivem na pele os inúmeros problemas na saúde pública. Foi uma forma também de passar para a polução as principais dificuldades que vivermos no dia a dia da gestão do SUS, e que nem tudo é possível.

Pela Primeira vez foi introduzida uma nova forma quanto a realização da Conf. de Saúde, foram nove reuniões de pré-conferência, onde todos os distritos e a sede do município participaram ativamente, a cada reunião a comunidade era avisada previamente por meio dos ACS e toda mídia oficial. No final de todo processo a avaliação foi altamente positiva quanto a participação popular. Com isso a Conferência ficou marcada por ummodelo de participação social, com diálogo e transparência.

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES Conceituado como relevante momento democrático, tendo a participação efetiva da comunidade, com o objetivo principal de desenvolver o diálogo e o fortalecimento da saúde no município, para atender as principais necessidades dos usuários do SUS e sugerir melhorias. O entendimento e percepção de que só se constrói uma saúde pública eficaz com a participação de todos. O êxito de todo processo se deu pela dedicação e paciência em ouvir a necessidade do povo e colocar de forma que isso se torne realidade.

Principal

Agnes Ferreira Viana Sardenberg, Fernanda Cordeiro Marins Sarzedas, Luciane de Souza Barbosa Stutz E Rene Dias dos Santos.

juniordames@bol.com.br

A prática foi aplicada em

Casimiro de Abreu

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

R. Franklin José dos Santos, 271

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ibson Carvalho Dames Junior

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 abr 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro