- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Este grupo de apoio para os cuidadores de portadores de necessidades especiais na localidade de Ouro Branco do Sul, município de Itiquira, surgiu da necessidade observada durante os atendimentos fisioterápicos do Centro de Reabilitação e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Atenção Básica, os acompanhantes (cuidadores e/ou familiares) permaneciam no local do atendimento dos pacientes e relatavam dificuldades e desafios no cuidar, tais como: dificuldades de relacionamento dificuldades em aceitar e compreender as necessidades da pessoa cuidada necessidade de escuta e acompanhamento qualificado. Assim, diante da demanda observada, foi montado um grupo para os Cuidadores identificados durante os atendimentos da Fisioterapia e da Psicologia na localidade, estes foram convidados para os encontros.
Propiciar aos cuidadores de portadores de necessidades especiais um espaço de apoio, reflexão e promoção de cuidado e autocuidado físico e mental, proporcionando encontros para que os cuidadores conversem e troquem experiências entre si, recebendo. Os encontros são realizados regularmente, desde maio de 2017, toda última quarta-feira do mês, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos, atendendo média de 30 cuidadores por encontro desde então. O grupo é coordenado por uma fisioterapeuta e uma psicóloga, do Nasf-AB, que se encarregam de todo mês levar um tema para discussão, que seja de interesse dos cuidadores, e um profissional da área relacionado ao tema para nortear os encontros. as discussões dos temas ocorrem em formato de Roda de Conversa que, de acordo com Tajra (2015) constitui-se como um espaço de trocas onde profissionais e usuários tem a mesma oportunidade de contribuir com ideias, experiências e saberes.
Foi observado, e também verbalizado pelos próprios cuidadores que participaram dos encontros, que estes conseguem sentir no grupo um espaço de apoio e de reflexão. o aumento da percepção dos cuidadores da necessidade de se cuidar e ser cuidado também foi nítida durante as Rodas de Conversa, dinâmicas e ações realizadas. A troca de experiências entre os cuidadores e profissionais existiram em todos os encontros. Foi percebido que houve significativa melhoria da qualidade de vida dos cuidadores e maioria dos participantes relataram também melhoria no convívio e compressão das necessidades da pessoa cuidada por eles. Pôde-se observar que o grupo de cuidadores deu certo e acabou constituindo-se como um espaço rico de discussões e trocas de ideias e experiências em nossa localidade. O grupo de cuidadores o amor transpõe barreiras segue em pleno funcionamento, buscando maior participação entre o público-alvo para o grupo, reciclando-se, recriando-se e reinventando-se a cada ano e a cada nova necessidade dos cuidadores.
Itiquira, MT, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO