Olá,

Visitante

“ de Bem com A Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas

A prevalência dos transtornos de ansiedade na atenção primária é amplamente reconhecida pela literatura especializada e se constitui em um dos grandes desafios para o atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF). o grande número de encaminhamentos e a necessidade de um trabalho que aborde esse transtorno torna necessário a criação de instrumentos que possibilitem a assistência pela equipe multiprofissional, retirando o foco do atendimento individualizado e especializado.

Proporcionar à população assistida pelo PSF atendimento grupal e multiprofissional, propiciando momentos de socialização, reflexão, relaxamento e psicoeducação que promovam consciência e um melhor enfrentamento de situações ansiogênicas colaborando p Inicialmente foi realizada a busca ativa por meio de convites através dos agentes de saúde em suas visitas domiciliares, contato telefônico, cartaz na unidade de saúde e demandas espontâneas, quando identificadas demandas que atendam ao perfil do grupo. o grupo operatório foi aberto, sem previsão de encerramento e se molda de acordo com as demandas que vão surgindo. Os encontros acontecem semanalmente às quartas-feiras no parque municipal do Mocambo, com duração de uma hora e meia. Os temas abordados são embasados em uma tese de mestrado da Universidade do Rio de Janeiro: Protocolo de Manejo de Ansiedade, bem como são abordados assuntos relevantes e pertinentes ao tema que surgem ao longo dos encontros através rodas de conversas.

o grupo tem obtido uma participação efetiva da população assistida e promovido a integração entre os profissionais de saúde do PSF, (aproximadamente, 50 participantes por encontro). Tem se observado a adesão dos participantes que permanecem no grupo desde o primeiro encontro, com relatos de melhora significativa dos sintomas de ansiedade descritos no início do trabalho e das relações interpessoais e familiares dos usuários.Observa-se a efetividade da proposta do atendimento grupal para tratamento da ansiedade, esse dispositivo permite alcançar um número maior de participantes e estimula a integração do trabalho multiprofissional e a promoção de saúde.

Principal

Vanessa Vieira Machado

vanessa_ufu@hotmail.com

Coautores

Lucila De Matos Borges, Ataualpa Maciel Sampaio, Priscila Castro Gonzaga Viana

A prática foi aplicada em

Patos de Minas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Alzino Martelo, 710 - Nova Floresta

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Denise Maria Da Fonseca

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Projeto Vida: humanizar é preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo
Práticas
Contratualização na Ses-Df: Resultados da Implantação de Metas nas Regiões de Saúde da Secretaria de Saúde do Df
Distrito Federal
Práticas
Novas Estratégias para o Monitoramento e A Fiscalização das Práticas de Segurança do Paciente pela Vigilância Sanitária nos Hospitais do Distrito Federal
Distrito Federal