Fortalecimento da união dos idosos da comunidade Barro Vermelho da Estratégia Saúde da Família de Angico Branco no município de Joaquim Pires

A Estratégia Saúde da Família (ESF) Angico Branco sentiu a necessidade de fazer um trabalho voltado para a saúde do idoso, buscando qualidade de vida para esta população crescente. Esbarramos em empecilhos na comunidade Barro Vermelho (BV), pois está incrustada no limite dos municípios de Joaquim Pires e Murici dos Portelas, ficando distante das sedes. Acrescenta-se a isto o fato de não existir barreira geográfica entre estes municípios, gerando uma dúvida na região (ora dos usuários, ora de funcionários) à respeito de pertencimento, e mais a baixa escolaridade dos idosos, o horário de atendimento na comunidade, a resistência dos idosos tanto ao uso contínuo da medicação quanto as instruções dos profissionais. À luz da Universalidade do SUS e do artigo 196 da Constituição Federal/88 a ESF Angico Branco resolveu abraçar a comunidade BV. O projeto exitoso foi executado de dezembro de 2018 a março de 2019 e deverá ser expandido as demais localidades.

Proporcionar aos idosos amplo acesso as políticas do SUS. Acolher os idosos da comunidade independente do seu município de origem • Facilitar horário de atendimento com a disponibilidade da comunidade. A equipe da ESF Angico Branco utilizou o calendário do PSE para iniciar atividades lúdicas na comunidade, nestas tardes tivemos o acompanhamento antropométrico, pressórico e glicêmico, bem como palestras e rodas de conversas, onde todos eram ouvidos e, a pedido da comunidade, terminávamos com o forró. Utilizamos a ficha e-SUS para quantificar a produção da atividade coletiva, os cartões do hiperdia e os prontuários dos pacientes para anotação dos dados antropométricos, pressóricos e glicêmicos. Contamos com toda equipe como recurso humano. o registro de imagem foi feito pelos próprios profissionais e guardados em banco de dados da equipe. Tivemos um estudo descritivo do caso exitoso desta estratégia.

Os resultados foram surpreendentes, a demanda de atendimento quintuplicou, antes uma pequena parcela da comunidade buscava atendimento com a equipe. No programa hiperdia, tivemos um aumento de 50% no número de idosos normoglicêmicos e normopressóricos. o horário de atendimento no turno vespertino ajudou bastante no aumento da demanda, pois no turno matutino os idosos não queriam abrir mão das pequenas tarefas que realizavam. Os momentos de lazer e descontração dos idosos também fizeram com que melhorassem seu ciclo sono/vigília, com um horário de repouso noturno mais satisfatório, diminuindo a procura por medicação de receituário especial, como os benzodiazepínicos, por exemplo. A ação serviu de instrumento de acesso dos idosos da comunidade BV as políticas do SUS. Servindo de modelo para implementação de igual serviço nas outras micro áreas e posteriormente e demais ESFs do município. As orientações serviram para que o público alvo fizesse uso da medicação adequadamente, aumentando os números pressóricos e glicêmicos normais. Os momentos de lazer e descontração melhoraram o ciclo do sono, proporcionando momentos de alegria e vínculo entre os idosos e profissionais.

Principal

Antonio Francisco Alves De Araújo Junior

emannoely@gmail.com

Coautores

Gicélia Maria De Sales

A prática foi aplicada em

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Joaquim Pires

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Joaquim Pires (PI)

Rua Compositor Mário Lago, 6455, Ladeira Do Uruguai, Teresina - PI

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria Do Socorro Machado De Sousa

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas