Estabelecendo fluxo de atendimento no ambulatório de infectologia a população privada de liberdade no município de Franco da Rocha (SP)

Projeto realizado no Ambulatório de Infectologia de Franco da Rocha, com as seguintes ações: Reunião com os diretores de saúde das 05 unidades prisionais para definição do fluxo de encaminhamento especializado em IST/AIDS/Hepatites virais. Roda de conversa com a equipe multiprofissional do ambulatório de infectologia abordando a legislação vigente sobre o atendimento à população privada de liberdade e elegendo um dia da semana para atendimento com agenda previa. Capacitação dos profissionais de nível superior do programa de saúde nas unidades prisionais para realização do teste rápido diagnóstico para HIV e de triagem para Sífilis, hepatite b e hepatite c, abordando questões de acolhimento, ações educativas, ocorrido em março de 2015. Reuniões mensais com o grupo técnico para acompanhamento do processo implantado. Divulgação a população em geral e pacientes da unidade, abordando questões como cidadania, inserção social, direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e o atendimento no mesmo espaço as pessoas privadas de liberdade. Atores envolvidos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, diretores de saúde das unidades prisionais P1, P2, P3, CPP, CDP feminino.

Definição do fluxo de encaminhamento especializado em IST, Aids, hepatites virais, sobre o atendimento à população privada de liberdade no município de Franco da Rocha.

As perspectivas futuras apontam para ações contínuas, pois tanto a população carcerária quanto os profissionais de saúde das unidades prisionais são flutuantes. Com a implantação das equipes de saúde no sistema prisional, os atendimentos apresentaram uma qualidade significativa, diminuindo a necessidade de deslocar o sentenciado até o AMI, pois desde março de 2015, as unidades prisionais passaram a contar com uma equipe multiprofissional com especialistas para atender a demanda necessária. Hoje o COAS/ AMI esta classificado como Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço Atenção Especializada (SAE) Franco da Rocha e faz acompanhamento em parceria com as diretorias de saúde das unidades prisionais, na realização dos exames de carga viral, CD4, CD8, genotipagem para HIV, quantitativo, qualitativo e genotipagem para o vírus das hepatites, bem como o fornecimento dos antirretrovirais (ARV).

Principal

Rosemeire Castanha

rosimeirecastanha@hotmail.com

Coautores

Rosemeire Castanha

A prática foi aplicada em

Franco da Rocha

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Ambulatório de Infectologia de Franco da Rocha

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rosemeire Castanha

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

12 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas