Empoderamento social em defesa do SUS no município de Descalvado (SP)

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do SUS. Em Descalvado (SP) existe através da lei nº 1.127, de 02/04/1991. Tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse do SUS, como também submete ao pleno suas recomendações. Funciona mensalmente com reuniões ordinárias e ata para comprovar seu funcionamento. É paritário conforme a lei nº 8.142/90 e resolução nº 453/2012 do CNS. A participação e a deliberação de novos espaços democráticos criados no nível local começam a ser defendidas como fundamentais para tornar o sistema democrático mais inclusivo. Atuação fundamental em formulação de estratégias e controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos. O Centro Municipal de Saúde (CMS) analisa e aprova o Plano de Saúde. Relatório de Gestão, SISPACT, e informa a sociedade sua atuação. Justifica-se como instrumento de fiscalização e controle para articular políticas e programas de interesse para a saúde, cujas execuções envolvam áreas do SUS.

Estimular os munícipes do seguimento sociedade ao protagonismo às necessidade de saúde da população em geral e mobilizar essas pessoas na liderança para um eficaz controle social. Compete ao CMS a criação, coordenação e supervisão das comissões. Existem duas comissões: financeira e de visitação. A financeira tem por finalidade subsidiar o CMS nas questões orçamentárias e acompanhar as etapas do ciclo monitorando as prestações de contas do FMS. Avalia as contas da saúde e acompanha as despesas conforme os planos de trabalho. Avalia os empenhos, aprova as contas e emite pareceres. A de Visitação é de natureza consultiva e assessoramento, tem como clientela os serviços próprios, as entidades do terceiro setor e prestadores de serviço. Todos os trabalhos das comissões são pautados, acompanhados de relatórios, com encaminhamentos/ajustes, bem como solicita explicações quando os serviços executam de forma não pactuada.

Melhorou a atuação na formulação e execução de políticas de saúde, incluindo os aspectos financeiros, técnico-administrativos, ambiência, satisfação dos usuários. Acompanhamento das atividades epidemiológicas. Fiscalização, acompanhamento e desenvolvimento dos serviços de saúde, bem como dos movimentos de recursos financeiros do FMS. Reelaboração do regimento interno. Convocou-se a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Discutiu-se a opinião de parcela significativa da sociedade e do conjunto dos usuários SUS. Discutiu e definiu questões, acompanhou a execução da política de saúde, fiscalizou e controle por parte da sociedade. Fiscalizou, relatou, representou a população, sugeriu e solicitou benefícios. Criação de uma página online para o CMS. A independência, dinamismo e eficiência de um grupo estruturado e atuante fazem com que as ações saiam do papel e sejam efetivadas para melhorar os serviços públicos prestados à população. O conselho foi fundamental nas fiscalizações dos serviços prestados, auxiliando assim a equipe de apoio institucional na efetivação dos trabalhos sobre acolhimento, acesso e qualidade do serviço, pois em visitas enfatizam o atendimento recebido, analisam capacitações executadas e sugerem novas capacitações.

Principal

Wander Roberto Boneli

wander.saude@descalvado.sp.gov.br

Coautores

Vânia Bertoli Franco, Luiza de Cássia Tinelli

A prática foi aplicada em

Descalvado

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Descalvado

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Wander Roberto Boneli

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

21 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas