Empoderamento como prática educativa: vivenciando potências de protagonismo social no mestrado profissional

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Os mestrados profissionais surgem no Brasil a partir dos anos 90, como alternativa de formação para a prática. Com vistas a preparar profissionais para atuar no diagnóstico, na formulação, execução e avaliação de políticas sociais, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) oferece desde 2010 o Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, incluindo a disciplina Participação e Governança local. Essa disciplina aborda temas como participação da comunidade, governança local, controle social, planejamento e gestão de políticas públicas, tendo com estratégia pedagógica a inserção dos mestrandos em espaços públicos de debate e deliberação política. Justificativa: a universidade tem o compromisso social de instrumentalizar atores para novas formas de compreender e de intervir, contribuindo para a transformação da realidade. A inserção dos mestrandos em espaços de participação social buscou oportunizar vivências de empoderamento, fomentando engajamento político na região. Objetivos: Este relato apresenta uma experiência pedagógica vivenciada no Mestrado de Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, buscando reconhecer indicativos de empoderamento pessoal, grupal e político que essa oportuniza. Descrição sucinta: No primeiro semestre de 2013, os mestrandos desenvolveram atividades junto a um conselho gestor de política pública, no caso relatado, no Conselho da Saúde de Chapecó, e junto ao Fórum Intersetorial: Criança e Adolescente no Plano Plurianual (PPA). Junto ao conselho, realizou-se observação de reuniões e leitura de atas. Durante o Fórum, cada mestrando coordenou um grupo de trabalho com representantes de diferentes organizações do município, propondo ações a serem incluídas no plano plurianual em favor das crianças e adolescentes. Resultados: A experiência oportunizou observar indicativos de empoderamento como: em nível individual, o reconhecimento do poder pessoal em contribuir com a comunidade com os conhecimentos adquiridos, além da oportunidade oferecida pelo mestrado de aprimoramento na carreira profissional em nível grupal, a importância do trabalho em grupo no compartilhamento de saberes e habilidades, fortalecido no fórum e em sala de aula em nível político, o reconhecimento de espaços como conselhos e fóruns intersetoriais como construções sociais com potência de articular interesses e influenciar deliberações políticas. Recomendações da Experiência: A importância de vivenciar este processo está no fato de que indivíduos empoderados agem mais em favor da comunidade em que vivem e podem influenciar na formulação de políticas por meio da inserção em diversos espaços. Isso reforça o compromisso social das universidades em constituir oportunidades que promovam o protagonismo social dos atores/autores implicados em favor do desenvolvimento social em nível local/regional.

Este relato apresenta uma experiência pedagógica vivenciada no Mestrado de Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, buscando reconhecer indicativos de empoderamento pessoal, grupal e político que essa oportuniza.

A prática pode ser reaplicada em outros mestrados, pois proporciona empoderamento aos que dela participam.

Principal

Simone Tatiana da Silva

Coautores

Simone Tatiana da Silva

A prática foi aplicada em

Chapecó

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Servidão Anjo da Guarda, 295 - Efapi, Chapecó - SC, 89809-503, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Simone Tatiana da Silva

Conta vinculada

06 jan 2018

CADASTRO

02 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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