- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
Danyelle Siu lan de Souza Negrão,
- 03 set 2024
Amapá
O Programa Consultório na Rua (CnR), instituído a nível nacional mediante a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi implementado no município de Campina Grande (PB) em meados de 2011. Direcionado inicialmente a ações de saúde mental, galgou novos passos e começou a ofertar um atendimento que contempla o indivíduo em situação de rua na sua integralidade.
Composto por uma equipe multiprofissional, o serviço desenvolve uma diversidade de ações de saúde, oportunizando ao usuário o acesso aos demais componentes da Rede de Atenção à Saúde (RAS), como também estabelece articulação com dispositivos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
Além disso, a ocorrência da integração entre ensino-serviço tem sido fortalecida no cenário do CnR, oportunizando aos atores um crescimento na perspectiva da atuação e do conhecimento. Nesse contexto, a inserção de uma discente durante estágio supervisionado do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no cenário do CnR oportunizou o desenvolvimento de um projeto de intervenção que fomentou a ampliação dos diálogos acerca do serviço e de sua relevância para a população em situação de rua e para a APS.
Discorrer sobre a aplicabilidade e resultados do projeto de intervenção de uma estagiária do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba no cenário do Consultório na Rua de Campina Grande (PB).
Inicialmente, estabeleceu-se um primeiro contato entre a professora/orientadora, a discente, coordenadora do CnR e a Assistente Social do serviço, com vistas a serem apresentados os objetivos do projeto de intervenção intitulado de “É na rua que a gente se encontra: conhecendo o Consultório na Rua de Campina Grande (PB)” e articulado o início da presença da discente durante a atuação da equipe.
Destaca-se que o percurso formativo, possibilitou para a discente o desenvolvimento de um olhar mais sensível, o qual foi lançado sobre o serviço e foram percebidas lacunas existentes na percepção de outros dispositivos da rede acerca do papel e da atuação do consultório na rua.
Nesse sentido, foram realizadas visitas a espaços de formação, saúde e acolhimento que estabelecem contato com o CnR e proporcionados momentos de diálogos para apresentação do serviço; foram desenvolvidos panfletos com informações acerca do objetivo do CnR, composição da equipe, documentos norteadores, ações desenvolvidas e formas de se acionar o serviço, os quais foram entregues aos profissionais durante visita. Além disso, foi confeccionado um mini banner para exposição em quadro de informes dessas instituições.
Necessidade de fortalecimento do diálogo entre o serviço do Consultório na Rua e outros dispositivos de saúde e assistência.
O projeto de intervenção adotado durante o estágio supervisionado da discente de Serviço Social da UEPB acarretou impactos positivos para o serviço do CnR, pois possibilitou o fortalecimento de diálogo entre este e os demais serviços da rede de assistência, como também oportunizou sua aproximação com o cenário da academia e reiterou o reconhecimento do valoroso trabalho que é desenvolvido no dia a dia profissional.
As reuniões propostas ocorreram em serviços diversos, a saber: Casa de Acolhimento da Prefeitura, Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital geral, dentre outros. Nas oportunidades, se dialogava com o maior número possível de profissionais, como também se direcionava as informações para a Assistente Social do serviço.
No cenário da academia, foi ofertada uma aula aberta para discentes e docentes do curso de Serviço Social da UEPB, com enfoque na apresentação do CnR, dos componentes da equipe e das intervenções adotadas no processo de trabalho. O momento favoreceu a troca de saberes e despertou curiosidade nos discentes quanto as particularidades do serviço desenvolvido em Campina Grande. Vale salientar que em muitos casos a existência desse dispositivo da APS é desconhecida, tanto nos cenários de saúde, quanto nas instituições de ensino.
Percebe-se que o CnR desenvolve um importante trabalho que precisa vir à luz, o qual deve ser conhecido e reconhecido por todos aqueles que integram os cenários de saúde. Nesse contexto, o projeto de intervenção adotado durante o estágio supervisionado foi pioneiro no processo de fomentar diálogos acerca do CnR em espaços diversos, gerando uma maior aproximação do serviço com outros dispositivos que também prestam atendimento às pessoas em situação de Rua.
Enquanto cenário de estágio, o CnR se configura em um importante ambiente que colabora com a formação de profissionais mais sensíveis e críticos. Sendo assim, recomenda-se o fortalecimento da integração ensino-serviço no CnR e a ampliação das discussões acerca deste nos dispositivos da RAS.
Av. Jorn. Assis Chateaubriand, 1376 - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO