O município de São Francisco está localizado na microrregião de Sousa, alto sertão, no estado da Paraíba, possui uma população de 2.602 de pessoas (IBGE, 2022), residente em sua maioria nas localidades rurais, sendo a agricultura principal fonte de renda da população.
A prefeitura de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Primária e da Equipe Multiprofissional, desenvolveu vários grupos terapêuticos, com ênfase nas maiores fragilidades e necessidades dos usuários do município. A formação dos grupos busca incorporar mais conhecimentos, contribuindo para a promoção da saúde, prevenção, autocuidado, proteção, tratamento e maior adesão dos usuários.
Atualmente temos ativos os seguintes grupos terapêuticos: Grupo de Combate ao Tabagismo; Grupo de Combate a Obesidade; Grupo de Mulheres Mastectomizadas; Grupo Funcional para a Terceira Idade; Grupo de Hit; e Grupo de Alongamento e Postura. Os encontros acontecem semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, a depender do tipo de grupo e do público-alvo.
Os problemas enfrentados no âmbito da Atenção Primária à Saúde tem sido a resistência da comunidade em priorizar e participar de ações de educação continuada que visam à promoção da saúde e prevenção de doenças, ou seja, que não sejam relacionadas ao atendimento ambulatorial. Todavia, a persistência das equipes de saúde em incentivar, realizar busca ativa convidando usuários, utilizar espaços de eventos realizados por outras secretarias ou entidades, nos tem conquistar a adesão de usuários que através dos seus relatos de experiência das vivências nos grupos, vem atraindo outros usuários, e os encontros dos grupos vêm se fortalecendo a cada dia, e conquistando um espaço significativo na qualidade de vida da comunidade.
• Fortalecimento de ações de matriciamento e Projeto Terapêutico Singular entre equipes de saúde e, consequente, melhoramento do trabalho em equipe;
• Vinculação e maior aproximação entre trabalhadores e comunidade;
• Significativa adesão da população;
• Garantir para além dos cuidados individuais, o atendimento das necessidades de saúde da população;
• Ampliação do acesso aos serviços de saúde para além da UBS
Esta experiência evidencia a relevância da intervenção de uma equipe multiprofissional frente aos serviços de saúde, que contemple a visualização e atendimento das demandas e das necessidades da comunidade, através de processos de trabalho coletivos, que fortaleçam os sujeitos em suas ações cotidianas, e ainda contribua para que novas abordagens de cuidado sejam efetivadas possibilitando um novo modelo de assistência à saúde.
Rua Seledon Pereira Lopes, n 10, São Francisco - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO