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Ouvidoria Como Mecanismo de Diálogo Entre a População e a Gestão: Analisando a Construção da Participação Social no SUS em São Domingos do Prata/Mg

RESUMOA participação social na gestão do sistema de saúde é uma das políticas promovidas na construção do Sistema Único de Saúde no Brasil. Para o alcance de resultados bem sucedidos na implementação de uma nova política deve-se considerar os interesses e opiniões da população. Nesse trabalho são analisados dois mecanismos de diálogo entre a população e a gestão municipal. Realizou-se um estudo de caso no município de São Domingos do Prata – Minas Gerais, utilizando a combinação de métodos quantitativo e qualitativo. Participaram da pesquisa usuários do serviço público municipal de saúde. Como resultado identificou-se a satisfação dos participantes com a assistência à saúde oferecida, a mobilização positiva da população na divulgação e participação da Conferência Municipal de Saúde. OBJETIVOFoi objetivo do estudo, avaliar o grau satisfação dos usuários dos serviços de saúde pública municipal e promover a participação social na gestão, através da expressão das necessidades, demandas e defesa de interesses comuns.METODOLOGIAA pesquisa corresponde a um estudo de caso com análise de informação extraída da combinação dos métodos quantitativo e qualitativo. No estudo quantitativo, aplicou-se uma pesquisa de satisfação do usuário quanto aos serviços recebidos no período de janeiro a dezembro de 2012, considerando: o atendimento na recepção, na marcação de consulta, na sala de espera, na farmácia, nas reuniões de promoção da saúde, nas salas de curativo, vacina e injeção, nas consultas do profissional médico, enfermeiro, dentista, psicólogo e fisioterapeuta, em outros grupos e serviços. As opções de marcação avaliativa foram: ótima, boa, regular e ruim. Para identificação do atendimento geral foram consideradas as alternativas: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito. Em último momento, foi ofertado um espaço para sugestões, críticas, elogios e mensagem. As pesquisas foram disponibilizadas em seis Unidades de Estratégia Saúde da Família, no Centro de Atenção Psicossocial, na Secretaria Municipal de Saúde e outros ambientes afins, para que fossem avaliadas por espontânea vontade e sem a obrigatoriedade de identificação. O estudo qualitativo foi realizado em 2013 no período de maio a junho, para avaliar a participação da população nas reuniões de pré-conferência de saúde, em seis comunidades rurais e duas comunidades urbanas, através de roda de conversa e incentivo a participação na Conferência Municipal de Saúde.

PROBLEMABuscar a aproximação da população com a gestão.Esse problema constitui o fator primordial a ser trabalhado para a consolidação do SUS, em São Domingos do Prata, Minas Gerais. A comunicação é aqui entendida como aliada máxima para o alcance desse propósito. Por vivência, tem-se o diálogo aberto como referencial de aproximação da população, porém faltava um mecanismo a mais que possibilitasse o armazenamento das informações discutidas, à apuração dos fatos apontados, a resolução dos problemas e a identificação do nível de informação da população quanto aos serviços empreendidos. Para tanto, de forma cautelosa surgiu à ouvidoria como uma referência para mudanças na política de saúde e um canal de informação sobre os serviços contendo o registro de sugestões, elogios, reclamações e denúncias.

– A construção da ouvidoria em âmbito municipal demanda divulgação em todo território.- O incentivo para o preenchimento da pesquisa de satisfação deve ser contínuo.- É necessário manter o retorno sobre os comentários: críticas, sugestões e elogios.- R

Principal

Adriana Cristina Perini Ribeiro

A prática foi aplicada em

Ipatinga

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Adriana Cristina Perini Ribeiro

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

06 jan 2018

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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