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Proposta de gestão de um CEO como ferramenta para mudança na prática cotidiana do serviço de saúde

A partir do monitoramento da rede de saúde do município de Queimadas/PB, com vistas a otimizar a utilização das informações, foi desenvolvida a presente proposta de gestão. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) desde o ano de 2012, sua inauguração, representa para o município, um serviço de saúde referência para o encaminhamento de demandas especializadas na área da saúde bucal numa população superior a 47.658 habitantes. Ao longo dos anos, o trabalho desenvolvido pela equipe se consolidou na rede de atenção, despertando um elevado fluxo de referenciamento que associado às dificuldades do período pandêmico da COVID-19, culminou na existência de demandas reprimidas, principalmente na área da prótese dentária, sobrecarga do serviço e uma rotina assistencial focada na conclusão dos tratamentos e alta do serviço.
Diante do complexo cenário de demandas especializadas crescentes, do apelo populacional para ser atendido no estabelecimento e do aumento de urgências odontológicas no período, surgiu a necessidade de modificações no gerenciamento do serviço como forma de garantir a integralidade da assistência e a eficiência institucional, baseada na ampliação do uso de instrumentos pelos profissionais como parte desse processo de mudança e corresponsabilização populacional.

A proposta de gestão foi baseada na identificação de lacunas, discussão entre equipe técnica e aprimoramento das práticas. Inicialmente foi realizada uma escuta qualificada da equipe CEO, com a eleição de pontos importantes, seguido do levantamento de informações em saúde como demanda reprimida e a avaliação dos encaminhamentos recebidos. A partir do diagnóstico situacional foi realizado o alinhamento com as equipes de saúde bucal (ESB) com a determinação dos critérios de referência para o CEO nas diferentes especialidades, orientado por documentos referência da saúde pública, como o caderno de atenção básica. Ampliação da oferta dos serviços de prótese dentária para se equiparar a demanda, nesse sentido, foi estabelecido a realização quinzenal de mutirões de reabilitação nos sábados, focado na instalação e entrega para permitir o melhor desenvolvimento das demais etapas operatórias da confecção de próteses durante os atendimentos semanais. Adesão ao atendimento odontológico por clínicos gerais no CEO nas segundas e quartas-feiras, para o atendimento de urgências odontológicas. E por fim, a inclusão do CEO no plano de ações de promoção e educação em saúde do município, estimulando a adesão de cuidados orais e a prevenção de doenças bucais na perspectiva de contribuir para redução de demandas odontológicas especializadas. Inclusão essa, que conta com a integração entre ensino-serviço, com a participação de diversas instituições de ensino que compõem o quadro de estagiários.

Como resultado da forma de gerenciamento, foi estabelecida a rotina de avaliação dos encaminhamentos recebidos pela equipe de recepção e dentistas/CEO e o correto direcionamento do paciente quando os critérios não foram seguidos, além do posterior contato com a ESB de referência para esclarecimentos da demanda.
No intervalo de 26/12/2023 a 13/04/2024 foram realizados 7 mutirões de reabilitação oral com uma média de entrega de 100 próteses dentárias além das entregas realizadas nos atendimentos semanais no mesmo intervalo. A inclusão do atendimento clínico geral promoveu mais de 214 atendimentos odontológicos de urgência em caráter de suporte à atenção básica. Decorrente do plano de ação foram realizados 4 encontros de promoção e educação em saúde, iniciado em outubro (Momento de alusão ao outubro rosa, evidenciando a importância do autoexame da mama e a necessidade da interação odontologia e tratamento oncológico). Em dezembro (Ação voltada a orientação para o uso correto das próteses dentárias considerando os mutirões de reabilitação como momento oportuno), em fevereiro (Ação sobre o dia mundial do câncer e a importância do cuidado oral na adequação bucal) e em março (Comemoração ao dia Internacional da mulher e ao dia mundial da saúde bucal), o evento contou com entrega de peças protéticas e os serviços ofertados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social como corte e escova de cabelo, maquiagem, manicure e design de sobrancelha para as mulheres presentes. A intervenção permitiu um redirecionamento da rotina CEO no que diz respeito ao seu funcionamento, foi observada uma mudança positiva no quesito referenciamento, com redução de casos encaminhados sem critério. Satisfatória adesão dos usuários aos momentos de promoção em saúde, o que anteriormente mostrava-se como desafio, considerando que culturalmente o serviço odontológico especializado para a população não era visto como oportuno para o trabalho da educação em saúde. Por fim, os serviços de atendimento de urgência e ampliação das reabilitações orais obtiveram grande repercussão populacional e garantiram ao CEO uma perspectiva de maior acesso e resolutividade em saúde.

Identificar e aplicar no outras dimensões de ações de saúde como forma de gerenciar as lacunas identificadas a partir de um diagnóstico territorial.

Principal

Isaac Wilson Pereira de Almeida

isaacalmeidaa@gmail.com

Coordenador CEO

Coautores

Isaac Wilson Pereira de Almeida Érika Lima de Oliveira Maciel Sheila Aparecida Lourenço Francisca Eugênia Casimiro Bernardino de Lima

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Sebastião Lucena, 300, Queimadas/PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Isaac Wilson Pereira de Almeida

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

01/04/2022

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

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