Olá,

Visitante

Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba

A saúde mental é um campo amplo e necessário para ser trabalhado dentro das repartições públicas, visto que o trabalho é um dos agentes de adoecimento público.
O Café Terapêutico surgiu a partir do projeto cuidando de quem cuida com o objetivo de promover bem estar e fortalecimento psíquico da saúde dos trabalhadores do município de Umbuzeiro. O café terapêutico está sendo ofertado na modalidade de grupos terapêuticos em todos os setores da administração pública do município, levando em consideração que a saúde do trabalhador precisa está sendo ofertada nos diversos setores, sabendo-se que existe a necessidade de promover saúde mental e de prevenir o adoecimento, foram trabalhados temas em relação ao autocuidado, autoconhecimento, autoestima, amor próprio, compaixão e a importância da saúde mental como componente fundamental para qualidade de vida.

Relatar a implementação do café terapêutico no município de Umbuzeiro e identificar os benefícios que este momento viabiliza para a saúde mental dos servidores públicos.

Os resultados observados mostram que há um aumento crescente de trabalhadores participando de forma ativa nas ações ofertadas, havendo grupos com participação de 90% dos servidores, além de termos aceitação para realização do café terapêutico em 78% dos setores da administração pública. Os participantes relatam que o momento ofertado é um espaço para escuta e trocas significativas, que refletem no bem estar pessoal e no âmbito do trabalho melhorando o desempenho e as relações interpessoais nos setores, garantindo assim um ambiente propicio para desenvolver as atividades laborais, minimizando o adoecimento correlacionado ao trabalho.

Diante do exposto e do feedback repassado pelos profissionais e gestores ao lodo do desenvolvimento dos grupos terapêuticos, concluímos que a implementação do Café Terapêutico tem proporcionado melhorias nos serviços prestados e no bem estar dos servidores municipais de Umbuzeiro. Assim como, identifica-se melhorias pessoais como forma de interação, desenvolvimento de pensamentos, posicionamentos e autoconhecimento como um todo. Além de todos os benefícios acima expostos, o serviço ofertado pelo serviço especializado em Saúde do Trabalhador Municipal–SESSTM destaca-se por ofertar atendimento multiprofissional aos servidores garantindo assim o direito proposto pela Política Nacional do Trabalhador, tal como a prevenção de adoecimentos relacionados ao exercício profissional.

Principal

Rafaella Thaís Alves da Silva

rafaellathais23@gmail.com

Psicóloga

Coautores

Rafaela Thaís Alves da Silva; Rafael Severino da Silva; Danielle Margarida Ramos de Oliveira.

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Travessa do Derby

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rafaella Thais Alves da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

01/05/2023

Fim da Execução

31/05/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba