Com uma população de 47.658 habitantes, a gestão em saúde do município de Queimadas/PB vivencia uma realidade de demandas em cuidados orais que levam a necessidade constante de aperfeiçoamento das práticas, baseadas na análise assertiva e no planejamento, buscando elencar o acesso, o acolhimento, a classificação de necessidades e a resolutividade, como temas centrais no desenvolvimento da rede.
Logo, diante de um panorama social que conta com uma abrangência territorial considerável e da expressiva zona rural existente, a complexidade da assistência bucal a pessoas domiciliadas e acamadas, dificuldades da garantia do acesso para trabalhadores e a crescente nas demandas orais especializadas. Tornou o ano de 2023 para a assistência odontológica no município, como oportuno para divulgação e expansão descentralizada dos serviços ofertados, os quais foram estruturados de forma a garantir um cuidado oral integral, nas mais diferentes localidades, desde a atenção primária quanto ao cuidado especializado.
A rede de saúde bucal teve seu aprimoramento estruturado com a ampliação da assistência odontológica para as 18 unidades básicas de saúde (UBS) como sede e 15 âncoras com equipes de saúde bucal (ESB), descentralizadas nas zonas rurais e áreas mais periféricas com atendimento garantido para mitigar as dificuldades geográficas, tendo ainda como suporte a implementação da unidade odontológica móvel na rotina assistencial percorrendo toda a extensão do município e os atendimentos nos turnos manhã e tarde na policlínica municipal de segunda a sexta. O cuidado oral domiciliar com a realização de consultas e procedimentos clínicos foi viabilizado a partir da aquisição de dois consultórios odontológicos portáteis, para a população assistida pelas unidades básicas e pelo serviço de atenção domiciliar (SAD) por meio do programa melhor em casa (MEC), o qual, conta com a participação do profissional cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar. A saúde do trabalhador foi contemplada com a criação de escalas de atendimento direcionadas aos turnos da noite de segunda a sexta-feira, contando ainda, com plantão odontológico de 7 às 16h e os atendimentos especializados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) nos sábados, além dos atendimentos especializados semanais, frente a limitações de horários disponíveis para busca dos serviços vivenciado por este público.
Decorrente do processo de trabalho e do aprimoramento da rede assistencial em saúde bucal, no ano de 2023 foram realizados um total de 14.120 atendimentos odontológicos pelas ESB nas unidades básicas, com a realização de 39.999 procedimentos odontológicos, garantindo acesso e resolutividade a população. A unidade móvel permitiu a realização de 964 procedimentos clínicos e cirúrgicos e 112 de promoção e educação em saúde no mesmo intervalo. Os atendimentos clínicos e cirúrgicos na policlínica foram 2.949 e 638 de promoção e prevenção. A atenção odontológica domiciliar foi responsável por 704 atendimentos no mesmo ano, destes, 360 realizados pelas ESB e 344 pelo SAD/MEC. A saúde do trabalhador desenvolveu 2.478 procedimentos clínicos e cirúrgicos e 414 de promoção e prevenção em saúde. Em relação aos procedimentos especializados no CEO, foram realizados 2.003 procedimentos de endodontia, 1.904 de prótese dentária, 1.514 de cirurgia buco maxilo facial, 1.114 de periodontia e 1.035 no atendimento de pacientes com necessidades especiais.
O monitoramento em saúde disponibiliza informações através da visualização consolidada do que foi produzido demonstrando o compromisso com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ante a elaboração de uma política pública com fundamento técnico e responsabilidade na gestão. Os resultados da rede evidenciam a capacidade da gestão em saúde de priorizar as necessidades terapêuticas bucais da população, com foco em sanar as demandas de forma ampla, integral e resolutiva.
Realizar um adequado diagnóstico territorial como forma de garantir um planejamento acertivo na implementação da proposta de ampliação da rede baseada na necessidade da população.
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