- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Gleice Kelly Olanda Cordeiro,
- 03 set 2024
Amapá
O município de Queimadas (PB) possui aproximadamente 47.600 habitantes (IBGE/2022). Dispõe de uma rede de saúde com 18 Unidades Básicas de Saúde da Família, 15 âncoras (considerando sua dimensão territorial), 02 equipes E-multi, 01 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), 01 Laboratório de Análises Clínicas e Ambiental, 01 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), 02 Policlínicas Municipais, 01 Centro de Fisioterapia e Reabilitação, 01 base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) básica e uma avançada, 01 Melhor Em Casa (MEC) e o Programa Saúde na Escola (PSE), totalizando uma média de 580 profissionais de saúde ligados diretamente aos serviços municipais.
Considerando a necessidade de que os profissionais de saúde estejam preparados, motivados e apoiados em sua importante tarefa de cuidar dos outros, foi idealizada a oficina Em Boas Mãos, um momento voltado para a promoção do bem-estar, do cuidado com a saúde mental e para confraternização entre os profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado com a população, capacitando as equipes e valorizando o lado humano de cada um.
A saúde mental dos profissionais de saúde é um tema que deve ser desmistificado, tratado adequadamente sem preconceitos e compartilhado entre os colegas de profissão. A partir disto, foi levantada a necessidade da abordagem intersetorial em diferentes momentos, visando a integração dos profissionais envolvidos: psicólogos, assistentes sociais, dentistas e auxiliares de saúde bucal, fisioterapeutas, bioquímicos, técnicos laboratoriais, nutricionistas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, educadores físicos e fonoaudiólogos.
Dentre os pontos abordados, foi possível enfatizar o cuidado consigo mesmo e a importância de cada um para as pessoas que estão a sua volta, seja no trabalho ou na vida pessoal.
As oficinas aconteceram a partir de vários encontros, em datas diferentes, trabalhando temáticas ligadas à autoestima, valorização e escuta qualificada, contribuindo de forma significativa para o lado pessoal e profissional.
Com a execução das oficinas, foi identificada a necessidade do suporte emocional oferecido para os profissionais, enfatizando a importância da continuação do trabalho, além de outras alternativas com o mesmo objetivo, como: promoção de programas de educação continuada e desenvolvimento profissional; estabelecimento de grupos de apoio entre os profissionais de saúde, facilitando o compartilhamento de experiências, e a oferta de serviços de aconselhamento e suporte emocional, considerando as situações estressantes enfrentadas no dia a dia.
A partir da realização das oficinas com os profissionais de saúde, foi possível constatar uma maior interação entre os profissionais e gestores, facilitando a comunicação e resolução de problemáticas presentes nos cotidianos; além de perceber o contentamento dos profissionais, repercutindo de forma positiva na proatividade e desenvolvimento das atividades laborais diárias.
Com o Projeto Em Boas Mãos é possível criar um ambiente de trabalho saudável e sustentável para os profissionais de saúde, reconhecendo a importância do cuidado com aqueles que cuidam dos outros. Ao promover o bem-estar físico, mental e emocional dos profissionais, investimos na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes e no fortalecimento do sistema de saúde como um todo.
Trabalhadores informados, reconhecidos e comprometidos com os objetivos estratégicos consequentemente contribuem para a consecução das políticas fomentadas, agregando dados quantitativos e qualitativos.
Diante do exposto, o Projeto Em Boas Mãos apresenta-se como primordial no município, tendo em vista a abrangência nos diferentes âmbitos do cuidado do profissional de saúde em sua totalidade.
O ato de cuidar dos profissionais de saúde é essencial para garantir que estejam em sua melhor forma para fornecer cuidados de qualidade aos pacientes. Ao priorizar seu bem-estar e desenvolvimento, é possível criar ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis, beneficiando não apenas os profissionais, mas também os pacientes e a comunidade em geral.
Rua Sebastião Lucena, 65, Queimadas - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO