Objetivos: garantir a inclusão de alimentos palatáveis na rotina, empoderar o paciente quanto à possibilidade de alimentar-se com prazer e adequadamente, possibilitar a participação dos diabéticos nos encontros sociais sem impactar no controle das glicemias. Metodologia: cada participante foi convidado a trazer uma receita culinária considerada, por eles, inadequada para o controle da glicemia. Em seguida, foi feita uma análise nutricional dos ingredientes da receita, dos impactos sobre a glicemia e elaboradas propostas de substituição dos ingredientes considerados, pelos profissionais de saúde, como inadequados. Após a substituição dos ingredientes a receita adaptada foi degustada pelos membros do grupo para avaliação sob o ponto de vista do paladar. Aquelas receitas adaptadas e aprovadas pelo grupo foram incluídas no livro de receitas, com o nome do paciente que sugeriu a receita original, e um quadro comparativo entre as 2 receitas, incluindo os custos.
Nos encontros coletivos semanais realizados pelas nutricionista e assistente social com os grupos de diabéticos da unidade básica de saúde foi identificado que após as ações educativas com orientações alimentares saudáveis para o controle da glicemia os pacientes apresentavam grande insatisfação com a palatabilidade dos alimentos normalmente incluídos em seus planejamentos alimentares.
A dinâmica utilizada permite a aproximação entre a UBS e a realidade alimentar regionalizada, favorecendo o autocuidado com redução do risco de adoecimento. Os custos foram provenientes de recursos dos profissionais de saúde e sugerimos parcerias com o comércio local para ofertar os ingredientes das receitas ou que os participantes contribuam com os ingredientes. O importante é que as ações aproximem usuários e servidores e promovam saúde.
Cruzeiro Novo, Brasília - DF, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO