Desnutrição e risco nutricional de usuários a partir da unidade básica de saúde: sensibilização na atenção primária

Visando aumentar o acesso da assistência nutricional aos usuários das UBS que são acometidos de morbidades com injúrias elevadas e com impacto nutricional, traçou-se como finalidade principal capacitar as equipes de estratégia de saúde da família (ESF) no município de Alvorada (RS) quanto ao risco nutricional e a desnutrição dos usuários da rede de atenção á saúde (RAS), tendo em vista a falta de perspectiva desses pacientes quanto ao acesso do atendimento nutricional. Para alcançar esse objetivo, foram traçados objetivos específicos conforme segue: apresentar conceitos de desnutrição e risco nutricional, dados epidemiológicos e ferramentas de rastreamento nutricional.

No município de Alvorada (RS), os usuários que frequentam as unidades básicas de saúde (UBS) são avaliados pelos médicos e encaminhados para atendimentos com especialistas, incluindo a consulta com a nutricionista, de acordo com as demandas individuais. No centro de especialidades do município (PAM-8), para onde são encaminhados, observou-se que nos últimos 5 anos, cerca de 99% dos atendimentos nutricionais apresentavam, como cerne dessa indicação, a presença de excesso de peso. Diante dessa realidade, houve uma motivação para maiores esclarecimentos aos profissionais das UBS quanto as indicações para a assistência nutricional, visando aumentar o nível de abrangência dos tratamentos. Na atenção primária à saúde (APS), nos deparamos com pacientes que são acometidos por morbidades que podem impactar no estado nutricional, no que se refere a perda de peso e a desnutrição, tais como acidente vascular encefálico, doenças respiratórias, neoplasias, entre outros. Considerando a importante prevalência dessas patologias na população, e que a intervenção nutricional precoce pode beneficiar o impacto do prognóstico desses pacientes, propusemos a sensibilização dos profissionais atuantes na atenção básica de saúde, para a aplicação de rastreamento dos pacientes quanto ao risco nutricional a fim de realizarem o encaminhamento precoce ao atendimento nutricional ao PAM-8.

O atendimento nutricional da atenção primária no município de Alvorada (RS) atuava com grande prevalência na assistência às morbidades relacionadas ao excesso de peso, que são consideradas importantes, diante do quadro atual da população devido a transição nutricional. Entretanto, a partir da realização da capacitação dos profissionais que atuam nas UBS foi possível determinar um olhar diferenciado para àqueles pacientes que são acometidos de injúrias que podem desencadear a desnutrição. O atendimento nutricional prestado pelo nutricionista do PAM-8 está sendo mais atuante para os pacientes com baixo peso ou com risco nutricional, tendo em vista o aumento do número de encaminhamentos desses pacientes a partir da UBS, proporcionando maior acesso do direito à saúde da população. Com o rastreamento nutricional na UBS, pôde-se realizar uma intervenção nutricional precoce no PAM-8, que propiciou melhora da qualidade de vida dos sujeitos, com possível implicação indireta na redução dos custos, no sistema de saúde, acarretados pela desnutrição nos níveis de atenção primária, secundária e terciária.

Principal

Cintia Lopes Castro Lucho

cissacastro@yahoo.com.br

Coautores

Cintia Lopes Castro Lucho

A prática foi aplicada em

Alvorada

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Alvorada (RS)

R. Roberto de Souza Feijó, 147 - Bela Vista, Alvorada - RS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cintia Lopes Castro Lucho

Conta vinculada

07 jul 2022

CADASTRO

30 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas