Olá,

Visitante

O esporte e os jogos motores determinando respeito e limites

Através de um estudo epidemiológico e da iniciativa da secretaria municipal de saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e em parceria com a Escola Municipal Muniz Falcão, localizada no Povoado Alto do Tamanduá, este trabalho tem a proposta de contemplar os alunos dessa unidade escolar através de atividades ligadas a manifestação da cultura corporal, a prática esportiva, permitindo uma maior sociabilidade e integração das crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos, devidamente matriculados. O projeto conta, ainda, com rodas de conversa mensais ministradas pela psicóloga do Nasf, que leva temas variados de acordo com a curiosidade dos integrantes do grupo. O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos socioculturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. As práticas esportivas estão sendo realizadas na quadra poliesportiva da comunidade do Alto do Tamanduá e orientada pelo educador físico do programa da academia da saúde.

O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos socioculturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. É de grande importância ampliar as oportunidades para a prática esportiva na comunidade, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer que poderão contribuir significativamente com o processo de formação socioeducativo desses jovens que se encontram em vulnerabilidade social.

A execução de esportes diversificados como handebol, futsal, queimado e jogos motores, como corda e amarelinha, estão ajudando a 32 jovens na prevenção e controle do consumo de álcool e na cultura de paz. Mesmo tendo pouco tempo de execução, o projeto já tem grandes frutos, como a mudança de comportamento dos alunos na sala de aula. O trabalho do educador físico visa ainda a questão do rendimento dos educandos na escola, como também seus aspectos disciplinares relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então, a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens. O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.

O trabalho do educador físico visa, ainda, a questão do rendimento dos educandos na escola, e também seus aspectos disciplinares dos relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então, a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens. O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.

Principal

Willams Laurentino da Silva, Paula Tavares

Coautores

Willams Laurentino da Silva, Paula Tavares

A prática foi aplicada em

Poço das Trincheiras

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Praça Leopoldo Wanderley, Nº90, Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Willams Laurentino da Silva, Paula Tavares

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

06 jul 2022

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba