Olá,

Visitante

O Esporte e os Jogos Motores Determinando Respeito e Limites.

Através de um estudo epidemiológico e da iniciativa da secretaria municipal de saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e em parceria com a Escola Municipal Muniz Falcão, localizada no Povoado Alto do Tamanduá, este trabalho tem a proposta de contemplar os alunos desta unidade escolar através de atividades ligadas a manifestação da cultura corporal, a prática esportiva, permitindo uma maior sociabilidade e integração das crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos, devidamente matriculados. O projeto conta ainda com rodas de conversas mensais ministradas pela psicóloga do NASF, a qual leva temas variados de acordo com a curiosidade do integrantes do grupo.O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos sócio-culturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.As práticas esportivas estão sendo realizadas na quadra poliesportiva da comunidade do Alto do Tamanduá e orientada pelo educador físico do Programa da Academia da Saúde. A execução de esportes diversificados como handebol, futsal, queimado e jogos motores como corda e amarelinha estão ajudando a 32 jovens na prevenção e controle do consumo de álcool e na cultura de paz. Mesmo tendo pouco tempo de execução o projeto já tem grandes frutos como à mudança de comportamento dos alunos na sala de aula. O trabalho do educador físico visa ainda à questão do rendimento dos educandos na escola, como também aspecto disciplinares dos mesmos relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens.O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.

O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos sócio-culturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.É de grande importância ampliar as oportunidades para a prática esportiva na comunidade, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer as quais poderão contribuir significativamente com o processo de formação sócio-educativo desses jovens que se encontram em vulnerabilidade social.

O trabalho do educador físico visa ainda à questão do rendimento dos educandos na escola, como também aspecto disciplinares dos mesmos relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens.O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.

Principal

Willams Laurentino da Silva,Paula Tavares.

A prática foi aplicada em

Poço das Trincheiras

Alagoas

Nordeste

Instituição

Praça Leopoldo Wanderley, s/n

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Willams Laurentino da Silva,Paula Tavares.

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

06 jul 2022

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba