Através de um estudo epidemiológico e da iniciativa da secretaria municipal de saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e em parceria com a Escola Municipal Muniz Falcão, localizada no Povoado Alto do Tamanduá, este trabalho tem a proposta de contemplar os alunos desta unidade escolar através de atividades ligadas a manifestação da cultura corporal, a prática esportiva, permitindo uma maior sociabilidade e integração das crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos, devidamente matriculados. O projeto conta ainda com rodas de conversas mensais ministradas pela psicóloga do NASF, a qual leva temas variados de acordo com a curiosidade do integrantes do grupo.O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos sócio-culturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.As práticas esportivas estão sendo realizadas na quadra poliesportiva da comunidade do Alto do Tamanduá e orientada pelo educador físico do Programa da Academia da Saúde. A execução de esportes diversificados como handebol, futsal, queimado e jogos motores como corda e amarelinha estão ajudando a 32 jovens na prevenção e controle do consumo de álcool e na cultura de paz. Mesmo tendo pouco tempo de execução o projeto já tem grandes frutos como à mudança de comportamento dos alunos na sala de aula. O trabalho do educador físico visa ainda à questão do rendimento dos educandos na escola, como também aspecto disciplinares dos mesmos relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens.O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.
O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos sócio-culturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.É de grande importância ampliar as oportunidades para a prática esportiva na comunidade, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer as quais poderão contribuir significativamente com o processo de formação sócio-educativo desses jovens que se encontram em vulnerabilidade social.
O trabalho do educador físico visa ainda à questão do rendimento dos educandos na escola, como também aspecto disciplinares dos mesmos relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens.O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.
Praça Leopoldo Wanderley, s/n