Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física à população da zona rural

A prática de atividade física previne doenças, promove saúde e melhora a qualidade de vida. Em 2008, os educadores físicos foram incorporados na atenção básica (AB). Umbuzeiro possui uma população de 9.124 habitantes (IBGE 2022), sendo que 57,14% desta está concentrada na zona rural, que ocupa sua maior extensão territorial. O município possui cinco unidades básicas de saúde (UBS), das quais três são rurais. Portanto, pensando no bem estar de todos os Umbuzeirenses e observando a falta de acesso a realização das atividades físicas, foram criados grupos de exercícios físicos nas três UBS rurais e em quatro âncoras rurais, as de maior distância das UBSs. A realização dos grupos ocorre até os dias atuais.
Objetivo: relatar a implantação dos grupos de práticas corporais na zona rural de Umbuzeiro e seus benefícios.

Trata-se de um relato de experiência desenvolvido com a população rural umbuzeirense. Os dados analisados são do período de janeiro de 2023 a abril de 2024, através dos relatos dos participantes e pelos profissionais educadores físicos dos grupos de atividades físicas e por observação das produções. Os grupos têm por objetivo diminuir o sedentarismo, promover saúde e prevenir os agravos principalmente dos acometidos por doenças crônicas. Não possui restrição de acesso, os usuários podem ser encaminhados pelos profissionais da Atenção Básica ou buscarem espontaneamente. Foram implantados 7 grupos na localidades rurais, que são realizados 2 ou 3 vezes semanais, com duração média de 1 hora, na maioria trabalhado os exercícios funcionais. Os horários das atividades são divulgados nas redes sociais e por cronogramas expostos nas UBSs. Os usuários inicialmente passam por uma avaliação antropométrica e respondem um questionário da história atual de sua saúde. Quando necessário são encaminhados para atendimento médico e/ou do nutricionista da UBS cadastrado.

Foram implantados 7 grupos de práticas corporais nas zonas rurais, onde pode-se observar uma boa adesão. Nos grupos de menor extensibilidade territorial e maior acessibilidade como da UBS Matinadas há 30 e Mata Virgem 20 participantes, já nos de maior extensibilidade territorial e de maior dificuldade de acessibilidade há a presença de Picadas 5, Jucá 10, Agudo 15, Boa vista 10 e Alecrim 20 participantes. Os grupos são compostos por 95% de usuários do sexo feminino, a faixa etária varia de 15 até 65 anos. Os menores públicos são os das zonas rurais de maior extensão territorial devido à dificuldade de transporte e de acesso. Os benefícios relatados são: melhora do sono, redução da ansiedade, do peso corporal, das dores crônicas, maior disposição para realizar suas atividades diárias, controle da pressão arterial e diabetes.

Concluímos que a descentralização das práticas de atividades físicas para as áreas rurais trás benefícios que impactam diretamente na melhora da qualidade de vida populacional e contribui para o fortalecimento do trabalho preconizado pela Atenção Básica como a prevenção e promoção da saúde, descentralização, integralidade e continuidade do cuidado .

Principal

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

daniellemargarida49@gmail.com

Coordenadora da E-Multi

Coautores

Danielle Margarida Ramos de Oliveira, Millena Carla da Silva Mesquita, Fernanda Isabel Leal de Moares

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Umbuzeiro, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

Conta vinculada

15 abr 2024

CADASTRO

25 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

02 jan 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas