Contribuições do programa de aprimoramento profissional em saúde no processo de autoavaliação da atenção básica no município de Santos

Finalidade da experiência.

Em 2013, teve início uma parceria entre a Secretaria Municipal de Santos (SMS – Santos) e o Instituto de Saúde (IS), em que um dos objetivos foi assessorar o município na avaliação da Atenção Básica (AB), utilizando a ferramenta de autoavaliação para a melhoria do acesso e da qualidade (AMAQ), proposta pelo Ministério da Saúde para apoiar os municípios na implantação do Programa para Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). A autoavaliação no âmbito do PMAQ é o ponto de partida para a melhoria da qualidade da AB, pois é a partir da reflexão, autoanálise, identificação dos problemas e formulações das estratégias de intervenção pelos trabalhadores de saúde que é possível a melhoria dos serviços e das relações e trabalho das equipes de AB. Aliado a isso, propôs-se a participação dos alunos do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) em Saúde Coletiva do IS, tendo em vista a necessidade da articulação entre conteúdos teóricos dos cursos oferecidos no PAP com questões relacionadas à gestão e práticas de saúde no âmbito do SUS. Isto posto, tal experiência favorece o desenvolvimento dos alunos e deve subsidiar a segunda etapa do PMAQ, visando à melhoria do acesso e qualidade da AB no município de Santos.

Processos de manutenção e recuperação das unidades de saúde, aproximação da rede de serviços de saúde com o Instituto de Pesquisa e alunos, com isso, fortalecendo a tríade: gestão, formação e clínica para o SUS, implementação de processos de educação e formação em saúde, melhoria nos processos de gestão e cogestão, e também de controle social a posterior, entre outros. A análise aponta várias possibilidades para o fortalecimento da AB, com ênfase na incorporação das diretrizes da AB para a orientação das práticas de saúde, legitimação e qualificação da coordenação municipal da AB estabelecimento de uma política de educação permanente para os trabalhadores da AB. O plano de ação consiste na próxima etapa e deverá ser elaborado de forma participativa, envolvendo gerentes, equipe e a gestão municipal. Espera-se que esses resultados sejam úteis para o processo de melhoria da qualidade da AB no município de Santos.

Principal

Marco Estevão Calvo

evertonrodrigues@santos.sp.gov.br

Coautores

Marco Estevão Calvo

A prática foi aplicada em

Santos

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Santos

R. Amador Bueno, 333 - Centro, Santos - SP, 11013-151

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marco Estevão Calvo

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

02 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas